agosto 15, 2011

Programa recolhe 15 mil lâmpadas em Caxias do Sul

Rio Grande do Sul - O Programa "Recicla Lâmpada - Lâmpada no lixo nunca mais", em 50 dias de funcionamento, já possibilitou a coleta de 15 mil unidades do resíduo em Caxias do Sul (RS). Entregues por consumidores às lojas credenciadas no programa, as lâmpadas coletadas são descartadas de forma ecológica, através dos processos de descontaminação e reciclagem.

Lançado em junho, em Caxias do Sul, o Recicla Lâmpada é uma iniciativa da Associação dos Comerciantes de Materiais para Construção de Caxias do Sul (Acomac). Recebe apoio da secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e da empresa Apliquim Brasil Recicle, especializada em descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes. A promoção é da Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi).

O presidente da Acomac, Luiz Vargas, diz que a entidade está incentivando todas as lojas associadas a se credenciarem no programa, com o objetivo de ampliar os pontos de coleta no município. "Além disso, a adesão da sociedade é fundamental. Todas as pessoas devem participar do programa, procurando as lojas licenciadas para fazer o descarte correto das lâmpadas", afirma.

Para o coordenador do Recicla Lâmpada na Acomac, Natil Bado, o balanço das primeiras semanas de funcionamento do programa é positivo. "Em 50 dias, conseguimos evitar que 15 mil lâmpadas fossem jogadas no lixo, contribuindo, assim, para a preservação do meio ambiente", avalia.

O programa, que se enquadra nas diretrizes da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, visa estimular empresas e consumidores a devolverem suas lâmpadas fluorescentes, após o uso, para as lojas associadas à Acomac. Os estabelecimentos credenciados encaminham as lâmpadas recebidas para a Apliquim Brasil Recicle, empresa encarregada de fazer a descontaminação e a reciclagem dos componentes do resíduo.

"O objetivo é evitar que as lâmpadas sejam descartadas no lixo comum e acabem liberando mercúrio, um metal tóxico e volátil que, em contato com o meio ambiente, pode afetar a saúde da população e contaminar a natureza", destaca Mário Sebben, presidente da Apliquim Brasil Recicle. Segundo ele, Caxias do Sul é a primeira cidade do país a implementar um sistema para descarte ecológico das lâmpadas, oferecendo uma opção segura para os cidadãos interessados em dar um destino adequado a esse tipo de resíduo.

Como funciona

As lojas credenciadas no programa exibem materiais publicitários que as identificam como pontos de coleta de lâmpadas fluorescentes usadas. O custo da reciclagem varia de R$ 1 a R$ 2 por lâmpada, mas o consumidor pode negociar o preço a ser pago diretamente com o estabelecimento, já que o valor pode ser reduzido de acordo com a quantidade de lâmpadas adquiridas e, até mesmo, ser gratuito, conforme promoções e ofertas de cada loja.

Ao serem entregues nas lojas, as lâmpadas são devidamente embaladas e estocadas em local apropriado, para depois serem recolhidas pela Apliquim Brasil Recicle.

Empresas de Caxias do Sul que tiverem interesse em se tornar um ponto de coleta e consumidores que desejam mais informações sobre o programa devem entrar em contato com a Acomac pelo telefone (54) 3221.2997 ou pelo site www.acomaccaxias.com.br


Fonte:http://www.procelinfo.com.br/main.asp?ViewID=%7BF5EAADD6%2DCCB0%2D4E29%2DA0C4%2D482D3D66BB65%7D&params=itemID=%7BC38C2F4E%2DA64B%2D4F08%2D9501%2D7ACD54D6BA95%7D;&UIPartUID=%7BD90F22DB%2D05D4%2D4644%2DA8F2%2DFAD4803C8898%7D

Nenhum comentário:

Postar um comentário