agosto 12, 2011

LEIA E COMENTE


Cadastro de famílias no Bolsa Verde começa em setembro

Gestores e coordenadores regionais de unidades de conservação (UC) de todo o País vão iniciar a partir de setembro o cadastramento das famílias que têm direito a receber os benefícios do Programa de Apoio à Conservação Ambiental (Bolsa Verde), criado pelo Governo Federal para atender pessoas em situação de extrema pobreza e que trabalham na proteção ambiental das áreas protegidas. O treinamento para divulgar o Programa envolveu 77 técnicos e foi realizado na terça e quinta-feira (9 e 11), em Brasília.
A meta é conseguir a adesão de mais de 14 mil famílias neste ano. Elas receberão R$ 300, a cada três meses, pelos serviços ambientais prestados nas unidades de conservação de uso sustentável e nos assentamentos de reforma agrária diferenciados. Em 2014, deverão ser atendidas 76 mil.
Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Bolsa Verde é um incentivo à conservação dos ecossistemas brasileiros. O Programa promove a cidadania e melhoria da qualidade de vida de quem vive na floresta. 


Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/08/12/73328-cadastro-de-familias-no-bolsa-verde-comeca-em-setembro.html

2 comentários:

  1. Em meu blog já comentei sobre esse sistema de bolsas que o governo dá para famílias carentes e o quanto fico irritada com isso porque acreditava que boa parte das pessoas que recebem se acomodam e se "cegam" para um governo melhor e que incentivasse mais a educação em vez de "tapar o sol com a peneira" com essas bolsas. Enfim, coloquei o verbo acreditar no passado porque mudei de ideia em relação a uma parcela desse sistema do governo: realmente tem pessoas em estado de miséria completam que precisam de um apoio inicial para se estruturarem, que é o que essas bolsas tem como função, mas, o problema é que muitas dessas bolsas não vão para quem realmente necessita:
    - Pessoas que não tem conhecimento, não buscam ou seja por n motivos;
    - Pessoas que não deveriam receber por não estarem em estado de miséria, mas recebem; logo, aumenta o desfavorecimento para os outros;
    - Desvio da verba, causado por corrupção;
    Enfim, a criação de mais uma bolsa não sei se seria necessário. Com tanta corrupção na politica que esse país tem, essa nova bolsa só representa parece que: mais um caminho para os políticos poderem se mascarar e fazerem suas tramas com desvio de dinheiro público para si.

    Agora que talvez vou começar um serviço que vou me aproximar de pessoas que poderiam ser favorecidas por essa bolsa, talvez compreenda mais do assunto a relação de agentes ambientais x pobreza x auxílio-governo.

    "O Programa promove a cidadania e melhoria da qualidade de vida de quem vive na floresta"
    (...)
    Querem promover cidadania e qualidade de vida as pessoas? (No caso, quem vive na floresta)
    Invista na base da sociedade: A Educação.
    Ofereça a educação para estes que inclui a valorização dos professores, construção de escola e transporte.
    Sai mais caro? Sim, talvez. Mas mais fácil (e melhor) uma pessoa levar para a vida sua escolarização bem sucedida do que uma uma bolsa nova que vai dar dinheiro para comprar coisas a mais, além do bolsa família, vale gás, e enfim.
    Pensar nisso...

    ResponderExcluir
  2. Ridiculo, bolsa familia, bolsa escola, auxílio reclusao e ainda bolsa verde. Este é só mais um meio de o governo comprar mais votos, cuidar do meio ambiente é simplesmente nossa obrigação. Sem ter que ganhar nada em troca.

    ResponderExcluir