agosto 04, 2011

Implantação de aterro sanitário é discutida por prefeitos em Pelotas

 Recolhimento e destinação final do lixo foi o assunto debatido hoje (03) pelos prefeitos de Pelotas, Adolfo Antonio Fetter, e de Candiota, Luiz Carlos Folador (PT), durante reunião no gabinete do chefe do Executivo pelotense, no Paço Municipal. No encontro, que contou com a presença do diretor do Sanep, Ubiratan Anselmo, o empresário da Meioeste Ambiental, Paulo Carpes, explanou sobre o aterro implantado em Candiota - licenciado pela Fepam -, que já recebe os resíduos de Bagé e do município onde está sediado.
A reunião havia sido agendada durante reunião dos prefeitos da Azonasul, a pedido de Folador, que entende ser fundamental a participação de Pelotas neste projeto da Meioeste, uma vez que o tratamento do lixo é um problema ambiental e administrativo que envolve, principalmente, 18 pequenos municípios da região sem condições financeiras para terem aterro sanitário próprio.
Até o final deste mês, a Prefeitura estará abrindo licitação para que empresas apresentem propostas para instalação de aterro provisório. É estimativa de Fetter, que, até o final de 2012, o Município já tenha projeto aprovado e recurso assegurado para a implantação do aterro sanitário definitivo, conforme orientação da Fepam, uma vez que o atual está com sua capacidade operacional saturada e em uso há mais de 40 anos.
Conforme estimativa de Fetter, atualmente, só há duas empresas que, a curto prazo, podem atender os interesses do Município, as de Candiota e de Minas do Leão. “O projeto oferecido pela cidade de Rio Grande está excluído, uma vez que a Câmara de Vereadores daquele município não aprovou e temos urgência em resolver a nossa situação”, destacou.
O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) estima que cerca de 250 toneladas de lixo são recolhidas diariamente pela Prefeitura, incluindo o lixo domiciliar e da varrição de logradouros públicos - produzido em comum pela comunidade e descartado, sem critérios, fora das lixeiras.

Fonte: http://www.pelotas.com.br/noticia/noticia.htm?codnoticia=27552

Nenhum comentário:

Postar um comentário