maio 07, 2012

Rio Grande aumenta seu complexo eólico

A Odebrecht Energia assinou o contrato de fornecimento de 40 aerogeradores modelo Eco 122 para seu Complexo Eólico Corredor do Senandes, localizado no município de Rio Grande. Os equipamentos fazem parte de uma nova serie produzida pela Alstom e possuem alta potência, permitindo o aumento na produção de energia com menor impacto ambiental.

A primeira fase do Complexo Eólico Corredor do Senandes contempla quatro parques eólicos: Corredor do Senandes II, III e IV, e Vento Aragano I. Com início de implantação previsto para o segundo semestre de 2012, os empreendimentos receberão investimentos totais da ordem de R$400 milhões e têm previsão de início de geração no segundo semestre de 2013. Durante a implantação, serão gerados cerca de mil empregos diretos e indiretos.

Fabricados no Polo Industrial de Camaçari (BA), cada aerogerador Eco 122 tem elevada capacidade instalada (2.7 MW), o que permitiu reduzir em mais de 40% o número de unidades geradoras previstas para o Complexo. Desta forma, os quatro Parques Eólicos passaram a deter 108MW de capacidade instalada, atingindo com segurança os 50,5MW médios comercializados no leilão.

Os aerogeradores terão aproximadamente 90 metros de altura e suas pás terão mais de 60 metros de comprimento. A Alstom, além de fornecer os equipamentos, será responsável também pelo fornecimento, montagem dos sistemas elétricos e subestações. O valor do contrato assinado com a Alstom é de aproximadamente R$300 milhões.

O Complexo Eólico Corredor do Senandes é o primeiro investimento da Odebrecht Energia em energia eólica. A empresa comercializou a energia no Leilão de Reserva, do Governo Federal, em agosto de 2011. Além dos parques em fase inicial de implantação, a empresa possui mais 16 parques a serem implantados, que totalizam 365MW.

Fonte: Amigos de Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário