maio 22, 2012

O PAPEL NO TRABALHO


Vivemos rodeados de papel no trabalho, seja para simples anotações, como para verificações e procedimentos, criação de relatórios ou fechamento de contratos.
Assim como o papel é importante no trabalho precisamos perceber o quanto, em meio as obrigações e compromissos profissionais estamos desperdiçando ele.
Em muitas empresas, principalemente em escritórios, o papel é a maior fonte de lixo, isso pelo seu uso inadequado, o que resulta em um desequilibrio ambiental perigoso e totalmente desnecessário.
Perceba que para cada tonelada de papel são necessárias de duas a três toneladas de madeira, ou seja, é preciso mais que o dobro de madeira para fabricação do papel. Sem contar que a fabricação do papel é a quinta produção que mais necessita de água no seu processo, um gasto que pode ser evitado.
No Brasil atualmente 100% da produção de papel e celulose vem de áreas de reflorestamento, porém as principais árvores usadas para fabricação de papel são eucalipto (65%) e pinus (31%). Neste caso, a criação de "florestas" destas árvores praticamente acaba com a fauna e flora do local, criando os considerados desertos verdes. 
Isto acontece porque estas árvores tem baixa produção de alimento e dificultam o crescimento de outras plantas. 

No IFSul - Campus Pelotas não é diferente. Em um mês produzimos aproximadamente 1 tonelada de resíduos passíveis de reciclagem, sendo que deste total mais de 50% compreende o PAPEL. 


Como seria seu trabalho sem o papel? 
Pense nisso e melhore a forma a qual o utiliza em seu dia-a-dia.

Para diminuir estes impactos negativos, sua atitude pode fazer toda a diferença!

* Ao imprimir ou escrever, utilize os dois lados do papel;
* Revise textos na tela do computador, e só imprima se for necessário;
* Crie relatórios a serem enviados por email;
* Ao imprimir verifique o número de folhas, e sua real necessidade em ser impressa;
* Apresente em seu trabalho ações práticas e simples para redução do consumo de papéis;
* Encaminhe todo o papel que não puder mais ser utilizado para reciclagem. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário