julho 29, 2011

Desperdício de comida gera energia para transporte em cidade sueca


cidade sueca �modelo de sustentabilidade
Em Linköping, os restos de comida viram energia limpa e biofertilizantes/Foto: Diesmali_
E se os resíduos alimentares provenientes de residências, restaurantes e cantinas de sua cidade fossem transformados em energia e fertilizantes? Uma ideia de outro mundo? Filme de ficção científica? Utopia? Nada disso. Na cidade de Linköping, na Suécia, as sobras de comida que iriam para o lixo viram biogás, além de contribuírem com a agricultura local.
Implantado em 2001 pela prefeitura de Linköping, o projeto já resultou em menor volume de resíduos (que antes eram incinerados), em maior uso de combustível limpo para o transporte público da cidade e em mais disponibilidade de biofertilizante para a agricultura. A população do município é estimada em 97 mil pessoas.
Até o momento, a quantidade de resíduos incinerados diminuiu em 3.422 toneladas/ano; a produção de biogás aumentou em 1,3 milhão de m3/ano, equivalente a 12,65 GWh de combustível renovável por ano; a quantidade de biofertilizante para a agricultura aumentou em 3.422 toneladas/ano; a quantidade de fósforo para a agricultura aumentou 689 kg/ano - nutriente finito, o fósforo entra novamente no ciclo do ecossistema.



Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/fevereiro/desperdicio-de-comida-gera-energia-para-transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário