setembro 30, 2011

UFPel tem progressos na coleta seletiva do campus Porto

O Programa de Coleta Seletiva colocado em prática nas dependências do Campus Porto da UFPel, pela Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFPel (CGA/GR), começa a apresentar bons resultados no que diz respeito a segregação, coleta e destino final dos resíduos recicláveis gerados na Reitoria.
coleta-2.jpgAlgumas ações possibilitam que o Programa de Coleta Seletiva comece a ter efetividade, como a distribuição e colocação de lixeiras coloridas nos ambientes administrativos e acadêmicos do campus, nas cores verde (para o lixo reciclável) e laranja (para o resíduo orgânico) e a disponibilização de área física para o Depósito Temporário de Resíduos, a fim de estocar o material reciclável. Além disso, a sensibilização dos servidores da Instituição é considerada pela CGA um elemento chave para o sucesso do programa, dessa forma a Coordenadoria realiza cursos de capacitação de servidores, em conjunto com o Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal (DPDP/PRGRH). Ações pontuais de conscientização também são realizadas por servidores da CGA, que levam a informação às salas administrativas sobre a importância do comprometimento de todos com a coleta seletiva. São realizadas também reuniões periódicas com os responsáveis pela limpeza do prédio para a orientação sobre como proceder no momento do recolhimento dos resíduos. Outras ações estão sendo planejadas para aperfeiçoar o programa.
coleta-3.jpgA destinação dos resíduos gerados na Universidade está sendo estabelecida mediante convênio a ser celebrado com uma Cooperativa de Reciclagem do município. A CGA reforça a importância do comprometimento de todos os atores (servidores, professores, alunos, funcionários terceirizados) envolvidos no processo para a obtenção de sucesso nos resultados do Programa de Coleta Seletiva.
Gráficos demonstrando o andamento do Programa
coleta-grafico-1.jpg
Gráfico 1
coleta-grafico-2.jpg
Gráfico 2


Fonte:http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2011/09/30/coleta-seletiva-no-campus-porto-tem-progressos-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário