setembro 05, 2011

Campus Bagé implanta coleta seletiva de resíduos


O campus Bagé do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) criou, através de portaria, a Comissão de Coleta Seletiva de Resíduos. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e Associação de Separadores de Material Reciclável "Rainha da Fronteira"(Asmar).

No dia 18 de agosto, os membros da comissão reuniram-se com o presidente da Asmar, Rodrigo Echeverria, e a representante da Smam, Olga Dellano. A coleta começou, oficialmente, no dia 22 de agosto, com orientação da comunidade interna, identificação das lixeiras, definição do local de estocagem dos resíduos até serem levados ao aterro, construção da composteira e demais procedimentos necessários. A primeira entrega de resíduos recicláveis à Asmar ocorreu na sexta-feira (2), no aterro sanitário de Bagé.

O campus Bagé implantará a separação dos resíduos em três tipos: orgânico, seco reciclável e seco não reciclável. O destino dos resíduos recicláveis e não recicláveis será o aterro sanitário do município e ficará sob a responsabilidade da  Asmar. Já o resíduo orgânico será submetido a processo de compostagem no próprio campus.

A próxima atividade, segundo a comissão, é organizar o Dia da Educação Ambiental, onde serão realizadas palestras à comunidade, alunos e servidores, além da apresentação do trabalho realizado pelos associados da Asmar. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da separação dos resíduos.

"O nosso núcleo, ao planejar e executar um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, age no trabalho de conscientização e também contribui para a melhoria do meio ambiente", disse o diretor-geral do campus, Idilio Manoel Brea Victoria.
 Fonte: http://www.ifsul.edu.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1271:campus-bage-implanta-coleta-seletiva-de-residuos-&catid=100:campus-bage

Nenhum comentário:

Postar um comentário