julho 31, 2013



Painéis solares ganham cores para deixar edifícios mais bonitos

fk07-2013-g-2-1100x500.jpg
Segundo os especialista, as cores não influenciam na eficiência energética dos painéis
Imagens: Divulgação

Energia limpa e agora também mais bonita. Essa é a proposta da equipe do doutor Kevin Füchsel, do Instituto de Engenharia Óptica e Precisão (IOF), na Alemanha, que está desenvolvendo um material que pode recobrir as células solares para fornecer um colorido a mais.
Quando se pensa em painéis solares instalados em casas e prédios, imediatamente surge a imagem de placas escuras, grandes e desajeitadas instaladas nos telhados. Segundo os pesquisadores as cores podem ser um incentivo a mais para as pessoas optarem pela energia solar.

modul-slider-1200px.jpg

Quanto à eficiência energética Füchsel garante: "Dar cor às células solares realmente não afeta a sua eficiência. A camada adicional transparente não tem quase nenhum impacto sobre a corrente gerada".
Mas os especialistas afirmam que há algumas cores restritas, por exemplo, certas combinações de vermelho, azul e verde, já foram descartadas porque de fato influenciam negativamente na eficiência dos painéis. No entanto, o que não faltam são outras opções de cores possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário