agosto 30, 2012

Estudo comprova que telamento reduz mortes na Esec Taim


O telamento e a construção de túneis na BR-471, ao longo dos 17 quilômetros de extensão da Estação Ecológica do Taim (Esec), entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, provocaram impacto positivo e consequente redução no número de mortes de animais por atropelamento, segundo o chefe da unidade de conservação, o biólogo Henrique Ilha.

A execução do telamento, realizada em etapas, está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) e, segundo Ilha, a recuperação de trechos em que a estrutura se encontra danificada exige um novo contrato, pois o prazo de execução da obra terminou no ano passado e a empreiteira responsável encerrou os serviços. O Dnit foi procurado para informar detalhes sobre uma nova licitação, que segundo o biólogo, estaria na fase de captação de recursos, mas até o fechamento desta edição, a assessoria do órgão não deu retorno.

O Sistema de Proteção à Fauna (SPF), com a execução de telamento e túneis, foi iniciado em 1998 e abrange uma extensão de dez quilômetros. Apenas um trecho (pouco mais de cinco quilômetros) no meio da estação não tem tela porque teria que ser feita a retirada da vegetação, o que dependeria de licença do Ibama, que não chegou a ser expedida dentro do prazo da obra, disse. Segundo ele, no trecho onde não existe telas, no entanto, há um número maior de túneis.

Execução
A enchente de 2002 foi responsável por danificar boa parte do telamento e assorear muitos dos túneis, o que contribuiu ao aumento considerável do índice de atropelamentos. Desde abril de 2010, é realizado projeto de monitoramento da rodovia. O trabalho que completou dois anos em 2012, já contabilizou 1.063 animais vítimas de atropelamentos. Deste total, a maioria é de mamíferos, principalmente as capivaras, mas também são registrados muitos répteis e aves.

De junho de 2011 a janeiro deste ano, foram feitas nova recuperação e recolocação das telas nas margens da rodovia, o que refletiu na redução do número de animais atropelados. O número de 68 animais vítimas de atropelamento registrados no mês de setembro de 2010 caiu para 33 no mesmo mês de 2011, ressalta. Em julho de 2011, foram instalados ainda dois controladores de velocidade próximos aos pórticos de acesso à área da estação, o que também contribuiu para a redução das mortes.

Fonte: Diário Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário