fevereiro 17, 2016

DESMORONAMENTOS PROVOCADOS PELAS FORTES CHUVAS EM PELOTAS

Thais Noble - Acadêmica do 3º semestre de Saneamento Ambiental  Gestambi

Com os últimos acontecimentos na cidade de Pelotas, vem-se tornando cada vez mais o alerta para novos alagamentos ou até mesmo desmoronamento de morros e encostas. No mês de outubro, Pelotas sofreu com as fortes chuvas e alagamentos.

Entre vários fatores para os desmoronamentos como o da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira com a Rua Tiradentes, estão as construções de moradias em locais inapropriadas, como por exemplo próximos as canaletas.

No Jornal Diário Popular (2015), a reportagem veiculada divulgou o texto sobre: "Casas estão sob risco em canal", matéria da Carolina Barreto fala que a Defesa Civil (DC) juntamente com o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), estiveram no local citado a cima, para a verificação das casas para saber o real motivo dos desabamentos das casas.

Segundo o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Paulo Darci, "O que deveria servir de lar as pessoas, foram erguidas em local inapropriado que não deveriam existir essas construções.

De acordo com o Artigo 32º do Código de Postura do Município: " Ficam Proibidas quaisquer construções ou plantações na faixa de dez metros para cada lado do eixo das linhas adutoras, dutos e canais de macrodrenagem".

Como Pelotas ainda existe casas centenárias, não é difícil de ver a falta de recursos para mantelas, o que acarreta é o seu desabamento causado pelas forte rajadas de vento e chuva, e com o passar do tempo essas moradias cada vez mais ficam desgastadas, aumenta a possibilidade de desabar.

Outras áreas de risco da Cidade de Pelotas, fica no Bairro Simões Lopes Neto, onde corre um trecho do Canal Santa Barbara, que serve de moradia para milhares de famílias que não condições financeiras ou apoio da Prefeitura da Cidade para conseguir um local apropriado para residir. Outro Local de Risco da Cidade é próximo a Rodoviária que na qual antigamente era um Banhado, também passa um trecho do Canal Santa Barbara também residem varias famílias carentes.

Nos locais aonde foram e estão construídas as casas, é um locais além de inapropriado é um local de posse. Um local aonde a Prefeitura de Pelotas pretende fazer uma duplicação desde a orla do Hipermercado Big até a orla do Estádio Bento Freitas.

Fonte: Jornal Diário Popular

Segundo o Professor de Geotecnia Ambiental do IFSUL Hélio da Costa, a água ela carrio, entrando em baixo das casas e fazendo com que elas começarem a desmoronar, pois existe uma bomba que suga a água  do Pepino e lança-la no Santa Barbara, daí existe uma força de sucção fazendo com que ela tenha uma determinada força.


REFERÊNCIAS

BARRETO, C. Em área de risco, casas podem desmoronar em Pelotas. Jornal Diário Popular. Pelotas, 6 nov. 2015. Seção Geral, p. 7. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário