maio 21, 2015

O que é Reciclagem?

Marcio Krüger - Acadêmico do 4º semestre Gestambi

A natureza é uma das nossas maiores riquezas, pois dela provém as matérias-primas para a fabricação de produtos para a comercialização e consumo da sociedade. Os resíduos gerados trazem transtornos para o meio ambiente, uma vez que, levam tempo para se degradarem. Assim, surge a reciclagem, como um dos caminhos para amenizar os efeitos do descarte incorreto no meio ambiente. Você sabe o que significa reciclagem? O autor G. Tyller Miller Jr. define a reciclagem como "uma forma importante de coletar materiais residuais e transformá-los em produtos úteis que podem ser vendidos no mercado" (2008, p. 453). 

Jr. explica que há dois tipos de reciclagem. A reciclagem primária ou em circuito fechado, que ocorre quando "o resíduo é transformado em novos produtos do mesmo tipo - jornais usados em jornais novos e latas de alumínio em novas latas de alumínio, por exemplo" (2008, p. 454), bem como, a reciclagem secundária ou downcycling, que consiste em converter os materiais residuais em produtos diferentes, como por exemplo, pneus usados que podem ser "transformados em revestimento emborrachado para estrada e jornais, que podem ser reprocessados em isolamento de celulose" (2008, p. 454).

O site EcoDebate - Cidadania & Meio Ambiente dispôs o gráfico a seguir, que mostra o percentual da reciclagem no Brasil, no período de 2009 a 2011. Veja:


Importante  salientar, que  alguns  produtos  levam  muitos  anos  para  serem  absorvidos  pelo meio ambiente e para exemplificar, abaixo está a relação destes materiais e o tempo que permanecem no planeta. Os dados são do site Toda Biologia.com: 

· Papel comum: de 2 a 4 semanas 
· Cascas de bananas: 2 anos 
· Latas: 10 anos 
· Vidros: 4.000 anos 
· Tecidos: de 100 a 400 anos 
· Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos 
· Couro: 30 anos 
· Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos 
· Cordas de náilon: de 30 a 40 anos 
· Chicletes: 5 anos 
· Latas de alumínio: de 80 a 100 anos

Segundo o site Exame Info, em 2012, no Brasil foram geradas 64 milhões de toneladas de resíduos sólidos, dos quais, 24 milhões seguiram para destino inadequados, como por exemplo, os lixões. Em média, cada brasileiro produz 383 kg de lixo por ano, o que acarreta 1,3 % de aumento ao ano por habitante, em comparação ao ano de 2011. Por isso, a importância de fazer a reciclagem.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, V. Quanto lixo os brasileiros geram por dia em cada estado. Site Exame Info. Disponível em :<http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/fotonoticias/quanto-lixo-os-brasileiros-geram-por-dia-em-cada-estado.shtml>. Acesso em: 15 maio 2015.

ECODEBATE - Cidadania & Meio ambiente. Resíduos Sólidos: Apenas 3% do lixo produzido no País é reciclado. Disponível em: <http://www.ecodebate.com.br/2013/07/19/residuos-solidos-apenas-3-do-lixo-produzido-no-pais-e-reciclado/>. Acesso em: 12 maio 2015.

JR, G. T. M. Ciência Ambiental. Tradução de All Tasks. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

TODABIOLOGIA.COM. Reciclagem do Lixo. Disponível em: <http://www.todabiologia.com/ecologia/reciclagem.htm>. Acesso em: 13 maio 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário