maio 07, 2013

BikePoa: aluguel de bicicletas públicas faz sucesso em Porto Alegre



 bikepoa-ecod.jpg
Estação da Usina do Gasômetro, cartão-postal da cidade, é a mais utilizada
Foto: Ivo Gonçalves / Divulgação/PMPA

Imagine ter a oportunidade de recorrer a bicicletas públicas, disponibilizadas nos principais pontos de sua cidade, por meio de um cadastro simples que pode ser feito via celular ou smartphone (iPhone e Android). A primeira vista, essa parece ser apenas uma realidade das tradicionais metrópoles urbanas europeias, como Londres, Paris ou Copenhague, certo? Não é bem assim.
Porto Alegre conta com o maior índice de utilização de bikes públicas em número de viagens e cadastros ativos do país, segundo dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Trata-se do BikePoa, projeto da prefeitura da capital gaúcha em parceria com o sistema de Bicicletas Samba, que já é um sucesso entre os porto-alegrenses.

bike-ecod.jpg

Desde a inauguração, em setembro de 2012, foram registradas mais de 130 mil viagens e 42 mil cadastros no site. Atualmente, o BikePoa conta com 23 estações e 230 bicicletas. Segundo estimativa à Zero Hora do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a previsão é de que, até o final de maio, esse número chegue a 40 estações, somando um total de 400 veículos disponíveis.

Desde a inauguração, em setembro de 2012, foram registradas mais de 130 mil viagens e 42 mil cadastros no site
Para utilizar as bicicletas públicas, os usuários devem se cadastrar no site do BikePoa, em aplicativos para smartphone (iPhone e Android) ou por celular convencional, via portal de voz, ligando para o fone (51) 4063-7711. Lá devem ser informados os dados do cartão de crédito do usuário do sistema.
O valor do passe mensal é R$ 10 e o diário R$ 5, podendo utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. As viagens devem ser realizadas em até uma hora.
Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens, com a mesma ou outra bicicleta. O objetivo é dar rotatividade e manter as estações com bicicletas para todos os usuários. A devolução da bike pode ser realizada em qualquer estação disponível.

Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário