abril 17, 2012

"Manejo Ecológico do Solo" de Ana Primavesi (1979)

Você sabe o porque as matas em topos de morro e ao longo de corpos d'água são importantes?
Leia este trecho do Livro "Manejo Ecológico do Solo" da Ana Primavesi, publicado em 1979.
... "Onde não existem florestas mas lavouras e pastagens, o aquecimento do ar é grande e sua ascensão violenta. Pode ser tão violenta que arranque a terra, as sementes, as plantações e os telhados das casas, como fazem os 'dust bowls' na América do Norte. As nuvens, que o vento traz, deslizam sobre a paisagem e seu ar ascendente. como numa 'almofada de ar'. Em cima de uma floresta, com sua temperatura mais baixa, a ascensão de ar diminui bruscamente. A nuvem 'cai num buraco'. (...). E se a nuvem for pesada, não consegue segurar a água: chove. Em cima da terra que não tem árvores, as nuvens necessitam ser muito pesadas para poderem descer. E, quando o são, sempre dão origem a aguaceiros e 'torós'.
Entra-se agora num desses círculos viciosos. A tromba de água compacta a superfície do solo. Muita água escorre e pouca se infiltra. Há erosão. Os rios se enchem. Há inundação. E depois de uma ou duas semanas de sol há seca. A água não se infiltrou, não chegou até o nível freático no subsolo, não pode alimentar fontes e vertentes. Os poços secam, os rios secam, as fontes secam e os solos estão secos porque a tromba de água somente umedeceu a superfície. Com a seca instala-se uma vegetação pobre. E quando mais pobre a vegetação tanto mais difícil a queda de chuvas, tanto mais prolongadas se tornam as épocas de seca e tanto mais pavorosas as enchentes. Por que? O clima se faz numa camada tênue que encobre o globo. (...). O clima piora a medida que desaparecem as florestas e o solo se compacta. As leis de reflorestamento não são vãs. Foram feitas para evitar a 'produção em massa' de desertos. Não estão aqui para salvaguardar o futuro das serrarias e fábricas de papel. Foram redigidas para garantir a nossa sobrevivência, porque desertos não dão sustento a ninguém, a não ser quando houver petróleo no subsolo e enquanto houver alguém que o troque por alimentos."
O novo código florestal a ser votado na Câmara dos Deputados (provavelmente no dia 25 de abril) não condiz com nossas necessidades reais e favorece a insustentabilidade da vida!
 

Um comentário:

  1. A se todos lessem e entendessem a necessidade da Mata, ao invés de destruída procuraria replantar eu mesma gostaria de receber uma muvuca de sementes pra plantar em sacolinhas germinar mudinhas e replantar ao longo do córrego que está praticamente morto na minha propriedade. Não aceito o desmatamento vim para cá para cuidar um pouco da natueza

    ResponderExcluir