fevereiro 17, 2016

DESMORONAMENTOS PROVOCADOS PELAS FORTES CHUVAS EM PELOTAS

Thais Noble - Acadêmica do 3º semestre de Saneamento Ambiental  Gestambi

Com os últimos acontecimentos na cidade de Pelotas, vem-se tornando cada vez mais o alerta para novos alagamentos ou até mesmo desmoronamento de morros e encostas. No mês de outubro, Pelotas sofreu com as fortes chuvas e alagamentos.

Entre vários fatores para os desmoronamentos como o da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira com a Rua Tiradentes, estão as construções de moradias em locais inapropriadas, como por exemplo próximos as canaletas.

No Jornal Diário Popular (2015), a reportagem veiculada divulgou o texto sobre: "Casas estão sob risco em canal", matéria da Carolina Barreto fala que a Defesa Civil (DC) juntamente com o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), estiveram no local citado a cima, para a verificação das casas para saber o real motivo dos desabamentos das casas.

Segundo o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Paulo Darci, "O que deveria servir de lar as pessoas, foram erguidas em local inapropriado que não deveriam existir essas construções.

De acordo com o Artigo 32º do Código de Postura do Município: " Ficam Proibidas quaisquer construções ou plantações na faixa de dez metros para cada lado do eixo das linhas adutoras, dutos e canais de macrodrenagem".

Como Pelotas ainda existe casas centenárias, não é difícil de ver a falta de recursos para mantelas, o que acarreta é o seu desabamento causado pelas forte rajadas de vento e chuva, e com o passar do tempo essas moradias cada vez mais ficam desgastadas, aumenta a possibilidade de desabar.

Outras áreas de risco da Cidade de Pelotas, fica no Bairro Simões Lopes Neto, onde corre um trecho do Canal Santa Barbara, que serve de moradia para milhares de famílias que não condições financeiras ou apoio da Prefeitura da Cidade para conseguir um local apropriado para residir. Outro Local de Risco da Cidade é próximo a Rodoviária que na qual antigamente era um Banhado, também passa um trecho do Canal Santa Barbara também residem varias famílias carentes.

Nos locais aonde foram e estão construídas as casas, é um locais além de inapropriado é um local de posse. Um local aonde a Prefeitura de Pelotas pretende fazer uma duplicação desde a orla do Hipermercado Big até a orla do Estádio Bento Freitas.

Fonte: Jornal Diário Popular

Segundo o Professor de Geotecnia Ambiental do IFSUL Hélio da Costa, a água ela carrio, entrando em baixo das casas e fazendo com que elas começarem a desmoronar, pois existe uma bomba que suga a água  do Pepino e lança-la no Santa Barbara, daí existe uma força de sucção fazendo com que ela tenha uma determinada força.


REFERÊNCIAS

BARRETO, C. Em área de risco, casas podem desmoronar em Pelotas. Jornal Diário Popular. Pelotas, 6 nov. 2015. Seção Geral, p. 7. 

Os medicamentos e seu possível descarte

Marcio Krüger - Acadêmico do 5º semestre Gestambi

A tecnologia permitiu grandes avanços na medicina, como o diagnóstico preventivo de várias doenças. Os medicamentos aliado à medicina ampliaram a prevenção das doenças, algumas até então, sem cura. Os laboratórios impulsionados por parte do governo e por parte das instituições de saúde começaram a fabricar medicamentos em larga escala para tais enfermidades e, claro, com a prescrição dos médicos.


Com o consumo e por conseguinte havendo medicamentos sobrando em suas residências, na maior parte dos casos, acontece o descarte incorreto para os lixões causando poluição ao meio ambiente. As fotos de Verlane Estácio do internauta/Infonet e do Portal Infonet mostram um exemplo da situação. 



As fotos acima mostram de como isso ocorre e este descaso pode custa muito caro para  a sociedade brasileira  contaminando parte de nosso solo e nosso lençol freático. A imagem abaixo mostra de como pode ser o problema se for jogado de forma inadequada. 
Fonte : https://zerodesperdicio.wordpress.com/page/16/
O controle dos medicamentos vencidos é feitos pela Anvisa, que faz campanhas de prevenção do uso e do descarte incorreto. A OMS (Organização Mundial da Saúde) realizou uma campanha também neste mesmo sentido que diz “Pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade” (OMS, Conferência Mundial sobre Uso Racional de Medicamentos, Nairobi, 1985).
As sobras de medicamentos são oriundas da dispensação de medicamentos além da quantidade exata para o tratamento do paciente, apresentações não condizentes com a duração do tratamento,não implantação do fracionamento de medicamentos pela cadeia farmacêutica, Interrupção ou mudança de tratamento, distribuição aleatória de amostras-grátis, gerenciamento inadequado de estoques de medicamentos pelas empresas e estabelecimentos de saúde,carência de informação da população relacionada à promoção, prevenção e cuidados básicos com sua saúde.

Alguns países como Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal, Suécia, Austrália, Canadá e Estados Unidos já adotam práticas para o descarte desse tipo de resíduo há alguns anos. No Brasil, em algumas regiões há legislação estadual ou municipal própria estabelecendo regras e responsabilidades para esse descarte" (Centro Colaborador em Vigilância Sanitária). Exemplos  de programas de descarte como em Portugal da ValorMed que faz a divulgação por meios de comunicação usados para incentivar a população: notícias, newsletters, filme institucional, spots TV, spots rádio, outdoors, imprensa, ações de sensibilização e seu ponto de coleta são as farmácias no qual 98,5% de farmácias participam. Há o retorno de aproximadamente 300 milhões de medicamentos por ano.


Outro País a ser citado os EUA onde a Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos desenvolveu um site para aumentar o entendimento sobre os possíveis danos para o ambiente dos químicos encontrados em medicamentos, cosméticos, perfumes e outros produtos de higiene citando o estado de Maine: “Programa de Disposição Segura de Medicamentos”, financiado pela EPA dos Estados Unidos, coleta pelo correio os medicamentos não utilizados. O correio envia o envelope para o Food and Drug Administration (FDA) para disposição segura. 

"A logística reversa de medicamentos representa um instrumento importante na inclusão dos consumidores na gestão de resíduos, e na integração dos entes da cadeia produtiva farmacêutica em prol da minimização de consequências à saúde publica e ao meio ambiente" (AURÉLIO, 2014, p. 9). 

Os medicamentos e a destinação final de resíduo segundo o contexto legal das leis estão amparados pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, Resoluções estaduais e municipais . 

No Brasil ainda esta em processo de instalação de logistica reversa em alguns grupos o setor de medicamentos vencidos e deteriorados  é um exemplo e a situação atual mostra que três propostas de acordo setorial encaminhadas ao MMA até abril de 2014 e esta em negociação e a próxima etapa é a consulta pública. Alguns programas estão sendo feitos  para minimizar esses problemas existentes foi criado Programas como o Programa Descarte Consciente que é uma gestão da BHS- Brasil Health Service, que administra a responsabilidade compartilhada entre as empresas da cadeia produtiva, orgãos públicos, patrocinadores e consumidores envolvendo várias empresas como a farmácia  Panvel  que proporciona uma melhor meio de armazenar esses medicamentos dando a eles um destino seguro e através  do link <http://www.descarteconsciente.com.br/> que fornece informações  para os usuários  e de como poder descartar melhor seu medicamento e possui uma espécie de um  Preservômetro  proporcionando ter um melhor acompanhamento do esta sendo feito .




REFERÊNCIAS


AURÉLIO, C. J. Aspectos legais da logística reversa de medicamentos no contexto da gestão de resíduos sólidos. Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema). FEAUSP. XVI ENGEMA 2014. Disponível em: <http://www.engema.org.br/XVIENGEMA/51.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2015.

CENTRO Colaborador em Vigilância Sanitária. Edital de descarte de medicamentos fica aberto até abril. Fiocruz ENSP, 26 mar. 2014. Disponível em: <http://www6.ensp.fiocruz.br/visa/?q=node/6064>. Acesso em: 17 jun. 2015.

ILUSTRAÇÃO. Remédios. In: Zero desperdício de recursos, resíduos, $$, habilidades, ideias, tempo, reflexões... 22 maio 2011. Disponível em: <https://zerodesperdicio.wordpress.com/page/16/>. Acesso dia 19 Jun 2015 .

IMAGENS. Internauta/Infonet. Medicamentos são descartados em terreno baldio, no bairro Capucho em Aracaju. In: Click Sergipe: o mundo num só click.19 maio 2013. Disponível em: <http://www.clicsergipe.com.br/blog.asp?postagem=82969>. Acesso em: 20 jun. 2015.