novembro 13, 2014

África: um novo método de captação de água

Marcio Krüger - Acadêmico do 4º semestre Gestambi

A água é uma das maiores riquezas no nosso mundo sendo indispensável para a vida do Planeta. À esta riqueza, estão relacionados por exemplo, a produção de alimentos, fator este, vital para a sobrevivência humana. A poluição avançou com o decorrer das décadas, poluindo nossas reservas hídricas e, claro, afetando o clima em todo o mundo, ocorrendo épocas de cheias e secas em determinadas regiões do globo terrestre.
Para solucionar o problema, o homem vem criando vários mecanismos para conseguir extrair água da terra para poder viver principalmente em regiões pobres, como o continente africano. Um exemplo destes mecanismos é a ideia apresentada na matéria escrita por Suzana Camargo:

Escultura inspirada em árvore africana produz 
água potável para comunidades carentes


Suzana Camargo - 14/10/2014 às 11:30



Warka é uma frondosa figueira, nativa da Etiópia. Tradicionalmente conhecida como símbolo de fertilidade e generosidade, a árvore também se tornou local de encontro para moradores de muitos vilarejos africanos.
Inspirado pela forma exuberante da Warka, o artista italiano Arturo Vittori criou uma imensa estrutura que produz água através da condensação do vapor. A WarkaWater Tower é feita com hastes de bambu e junco entrelaçadas, que formam a base da torre. No interior, uma malha de plástico de fibras de nylon e polipropileno funciona como microtúneis ou poros para a condensação.
A medida que as gotas de água se formam, elas fluem através da malha e se depositam no recipiente na base da torre. A WarkaWater Tower consegue fornecer quase 100 litros de água potável por dia.

A ideia de Vittori é que pelo menos duas torres sejam instaladas em vilarejos da Etiópia em 2015. Segundo estudo das Nações Unidas, o país é o que tem a menor disponibilidade de água no mundo e a de pior qualidade.
Geralmente são as mulheres, que caminham longas distâncias e muitas horas, para conseguir água para o consumo da família. Crianças também participam destas viagens diárias – difíceis e perigosas. Muitas vezes a água encontrada é contaminada e insalubre.
O artista italiano acredita que as torres possam ser feitas pelas próprias comunidades, com material disponível localmente, tornando este um projeto sustentável e de longo prazo. A WarkaWater Tower leva em média uma semana para ser construída por um grupo de quatro pessoas.

REFERÊNCIAS:

CAMARGO, Suzana. Escultura inspirada em árvore africana produz água potável para comunidades carentes. Planeta Sustentável. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/escultura-inspirada-em-arvore-africana-produz-agua-potavel-para-comunidades-carentes/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_blogdaredacao>. Acesso em: 8 out. de 2014.