maio 31, 2012

Túneis verdes de Porto Alegre terão proteção especial

A proposta prevê que, futuramente, outros logradouros com características de túneis verdes possam ser anunciados como Áreas de Uso Especial mediante decretos, resoluções de conselhos, portarias ou leis municipais.


Com 26 votos a favor, um contra e nenhuma abstenção, os vereadores de Porto Alegre aprovaram, na tarde desta quarta-feira, o projeto de lei 187/08, conhecido como Projeto dos Túneis Verdes. A partir de agora, cerca de 70 ruas e avenidas da capital gaúcha serão declaradas como Áreas de Uso Especial. Isso significa que as vias não poderão sofrer alterações que comprometam a cobertura vegetal que compõe a ambiência do túnel verde. Porém, a medida autoriza eventuais remoções de árvores, desde que ocorra plantio compensatório na região de origem, de modo que as características e condições dos túneis se mantenham. Além disso, nessas vias, a rede elétrica deverá ser instalada com cabos ecológicos ou subterrâneos.
A proposta prevê que, futuramente, outros logradouros com características de túneis verdes possam ser anunciados como Áreas de Uso Especial mediante decretos, resoluções de conselhos, portarias ou leis municipais. Como exemplo, está a Rua da República, que não consta no texto original. “Conquistamos mais um instrumento de sustentabilidade para a Capital. Com essa lei, mostramos a importância das árvores e dos cuidados que elas devem ter. A relevância é tanta, que aquelas que formam túneis verdes em ruas e avenidas passam a ser patrimônio turístico, paisagístico, cultural, histórico e ecológico da cidade”, comemora o vereador Beto Moesch (PP), autor da proposta.
 
Apoio
A proposta recebeu apoio oficial da Prefeitura, representada pelas Secretarias Municipais do Meio Ambiente e do Planejamento, do Sindipoa e da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, bem como de entidades ambientalistas e comunitárias. “Conquistamos mais um instrumento de sustentabilidade para a Capital. Com essa lei, mostramos a importância das árvores e dos cuidados que elas devem ter. A relevância é tanta, que aquelas que formam túneis verdes em ruas e avenidas passam a ser patrimônio turístico, paisagístico, cultural, histórico e ecológico da cidade.”

Decretos
Porto Alegre é pioneira em tutelar e proteger seus túneis verdes, processo que se iniciou em 2006. Atualmente, existem 15 vias declaradas, por decreto, como Áreas de Uso Especial em função da riqueza de sua vegetação. Uma delas, a Rua Gonçalo de Carvalho, foi eleita a rua “mais bonita do mundo” em votações na Internet. As outras ruas decretadas como especialmente protegidas são Fernando Gomes, Dinarte Ribeiro, Félix da Cunha, Dr. Timóteo, Dona Laura, Miguel Tostes, Florêncio Ygartua, Mariante, Casemiro de Abreu, Barão do Santo Ângelo, Luciana de Abreu, João Mendes Ouriques e Marquês do Pombal, alem da Praça Maurício Cardoso. Como elas foram incluídas no projeto, agora terão ainda mais salvaguardas, visto que uma lei confere mais garantias de proteção do que um decreto.
Fonte: Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais

maio 30, 2012

"DE OLHO NO LIXO"

PESSOAL AINDA DÁ TEMPO DE PARTICIPAR DO CONCURSO FOTOGRÁFICO "DE OLHO NO LIXO".

HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA ENVIO DA SUA FOTO!! PARTICIPEM E CONCORRAM A UM PASSEIO SEM CUSTOS AO SÍTIO AMOREZA - MORRO REDONDO. 

CONTATO: gestaoresiduosifsul@gmail.com


maio 29, 2012

Pelotas se mobiliza para o Dia do Desafio 2012


Pelotas prepara uma intensa programação para o Dia do Desafio 2012. Com o objetivo de vencer o município fluminense Duque de Caxias, foi divulgado a programação prévia de ações que serão realizadas no dia 30 de maio. 
Realizado paralelamente em várias partes do mundo na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. No Rio Grande do Sul, 481 municípios estão envolvidos.
O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini. O evento é realizado pelo Sistema Fecomércio – RS / Sesc/RS em parceria com as prefeitura municipais, contando com o apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa. Outras informações podem ser obtidas nas Unidades Operacionais do Sesc ou nos Balcões Sesc/ Senac.

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA DE ALGUMAS CIDADES

PELOTAS
00h01 - Rústica Noturna Dia do Desafio - Realização Sesc / Ascorp
00h15 - Passeio ciclístico Noturno Dia do Desafio.

Manhã e noite - Blitz com atividades laborais no comércio local
9h, 16h e 19h - Palestra com o tema "Exercício Físico e Qualidade de Vida" com o monitor de academia do Sesc Pelotas Victor Coswig. As palestras são abertas ao público e serão realizadas no Sesc.
13h às 17h - Ginástica com público em geral, jogo de câmbio com o clube de Maturidade Ativa, brinquedos infláveis, aulão de dança de salão. Estas atividades serão realizadas na quadra do Sesc.

ARROIO GRANDE 
10h - Caminhada pela cidade com saída da Casa de Cultura e chegada na Praça Central. Após a chegada ocorrerá um aulão de ginástica e alongamento.
17h - Aulão de ginástica e alongamento na Praça Central.
Manhã, tarde e noite - Blitz com atividades laborais no comércio local, prefeitura, secretarias e bancos. Atividades com professores, alunos e funcionários em todas as escolas da rede. Gincana entre escolas.
Tarde e noite - 2° Baile do Desafio com grupos de 3ª idade locais.

CANGUÇU/ ARROIO DO PADRE/ CAPÃO DO LEÃO/ TURUÇU/ SÃO LOURENÇO DO SUL
Manhã, tarde e noite - Blitz com atividades laborais no comércio local, prefeitura, secretarias e bancos. Atividades com professores e alunos em todas as escolas da rede.

SANTANA DA BOA VISTA/ MORRO REDONDO/ HERVAL/ PEDRO OSÓRIO/ CERRITO
Manhã, tarde e noite - Blitz com atividades laborais no comércio local, prefeitura, secretarias e bancos. Atividades com professores e alunos em todas as escolas da rede.

maio 28, 2012

Fungo da Amazônia que se alimenta de plástico pode ser "solução" para lixo no planeta


Estudantes e professores da Universidade de Yale, nos EUA, descobriram um fungo que pode acabar com um dos maiores problemas da Terra. O Pestalotiopsis microspora foi achado na Floresta Amazônica e pode degradar e utilizar o plástico para realizar sua respiração anaeróbica (que não utiliza oxigênio).

Segundo o artigo publicado pelo grupo, "diversos organismos ativos foram identificados, incluindo dois isolados distintos do Pestalotiopsis microspora, que possuem a habilidade de degradar e utilizar eficientemente o PUR (plástico de poliuretano) como única fonte de carbono, quando cultivada anaerobicamente", segundo o Mashable.


O poliuretano é um dos maiores problemas do mundo quando o assunto é acúmulo de lixo. Agora, já que o fungo pode sobreviver sozinho no material em um ambiente livre de oxigênio, podemos concluir que estamos chegando perto de uma solução.


O grupo de estudantes e professores faz parte do projeto Rainforest Expedition and Laboratory. Nele, os envolvidos procuram por plantas e micro-organismos presentes dentro delas.

Fonte: Olhar Digital

Governo obriga replantio de mata nativa nas áreas de preservação ao longo dos rios

Uma das principais intervenções feitas pela presidenta Dilma Rousseff no novo Código Florestal Brasileiro foi a ampliação da faixa que deverá ser reflorestada nas margens de rios em áreas de preservação permanente (APPs). Os produtores rurais terão que recompor entre 5 e 100 metros de vegetação nativa das APPs nas margens dos rios, dependendo do tamanho da propriedade e da largura dos rios que cortam os imóveis rurais.
 
As novas regras vão substituir o Artigo 61 do código aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de abril. O texto só exigia a recuperação da vegetação de APPs ao longo de rios com, no máximo, 10 metros de largura. Não previa nenhuma obrigatoriedade de recuperação dessas áreas nas margens dos rios mais largos.
 
“Fizemos [a mudança] considerando o tamanho da propriedade, a largura de rio, o impacto da regularização no tamanho da propriedade; consideramos os fatores social e ambiental”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao explicar a alteração.
 
Para imóveis rurais com até 1 módulo fiscal (unidade de área que varia de 5 a 110 hectares, acordo com a região do país), o proprietário terá que recompor na APP uma faixa de 5 metros largura a partir da calha do rio, independentemente do tamanho do curso d'água. Se houver outras APPs na propriedade, a área preservada não poderá ultrapassar 10% da área total do imóvel.
 
Nas propriedades entre 1 e 2 módulos fiscais, a faixa a ser reflorestada deverá ter 8 metros, qualquer que seja a largura do rio. Nos imóveis rurais entre 2 e 4 módulos fiscais, os proprietários terão que recuperar 15 metros. No caso de imóveis entre 4 e 10 módulos rurais, a largura da recomposição da mata nativa será 20 metros nas APPs ao longo de rios de até 10 metros de largura, e 30 metros a 100 metros nas margens de rios mais largos.
 
Os grandes proprietários de terras, com imóveis com mais de 10 módulos fiscais, serão obrigados a recompor, no mínimo, faixas de 30 metros de largura nas APPs ao longo de pequenos cursos d'água (com 10 metros de largura) e entre 30 metros e 100 metros nas margens de rios maiores, com mais de 10 metros de largura.
 
A criação de escalas de recomposição, segundo o governo, vai garantir a maior preservação das margens de rios e beneficiar os pequenos agricultores. Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, os principais beneficiados serão os agricultores familiares. “Quem tem menos área de terra vai recompor menos e quem tem mais vai recompor mais APP. Estamos aqui estabelecendo um principio de justiça, estamos preservando aqueles que produzem alimentos saudáveis, estamos preservando o meio ambiente”.
 
Fonte: Agência Brasil/EcoAgência
 
 

maio 25, 2012

Muita água pela descarga

As descargas são responsáveis pela maior parte do consumo de água de uma residência , mas isso pode mudar com simples atitudes.



Cada vez que acionamos a descarga, jogamos até 18 litros de água tratada fora, o que reflete cerca de 30% do consumo de água mensal de uma residência. No entanto, para o consumo humano, que no caso significa água para fazer comida e beber, consumimos um pouco menos, cerca de  27%.                              

Para acabar com o desperdício de água que vai para descarga, podemos começar aposentando as descargas hidráulicas e optando pelas de caixa acoplada, que apresentam menos defeito e causam menos vazamentos, além de serem muito mais econômicas no gasto de água.                                                                                                          

As caixas acopladas geram inicialmente uma economia entre 50 a 60% no consumo de água por acionamentos, com a mesma eficiência, tornando-se mais sustentável que o sistema comum.  Trocar o sistema não é complicado e o conjunto de bacia com caixa acoplada custa em média R$160,00 nas lojas. Mas já que vai trocar a descarga, o bom mesmo é trocar pela mais eficiente, a descarga de dulpo acionamento.     
                                                                                  
Assim, em relação a descraga hidráulica, a bi-partida garante uma economia de 80%. Esta, já com a bacia, é encontrada no mercado a partir de R$ 220,00.


Fonte: Revista Vivamundo

Um carro a menos na rua faz diferença!!


A carona é uma alternativa socioambiental que melhora o fluxo do trânsito e diminui a emissão de poluentes no meio ambiente. 
A ida de carro ao trabalho é uma preocupação ambiental, já que um carro popular bicombustível emite em média 78 gramas de gás carbônico por quilômetro rodado, ou uma média de 780 gramas por litro de combustível, sendo assim, a poluição é continuada, estando o veículo parado ou andando.


Quando possível, utilize sua bike!! Vá a pé!! É importante lembrar que muitas vezes quando você vai para o trabalho a pé ou de bike, você economiza tempo e ganha contribuindo com a sua saúde e a do meio ambiente, mas quando isso não for possível, a carona é a melhor opção. Um carro a menos na rua faz diferença! 



Que tal começar hoje mesmo a se organizar com seus colegas, amigos, vizinhos que moram perto de você e fazem praticamente o seu mesmo trajeto diário??

Repense seus hábitos! Mude suas atitudes!


maio 22, 2012

O PAPEL NO TRABALHO


Vivemos rodeados de papel no trabalho, seja para simples anotações, como para verificações e procedimentos, criação de relatórios ou fechamento de contratos.
Assim como o papel é importante no trabalho precisamos perceber o quanto, em meio as obrigações e compromissos profissionais estamos desperdiçando ele.
Em muitas empresas, principalemente em escritórios, o papel é a maior fonte de lixo, isso pelo seu uso inadequado, o que resulta em um desequilibrio ambiental perigoso e totalmente desnecessário.
Perceba que para cada tonelada de papel são necessárias de duas a três toneladas de madeira, ou seja, é preciso mais que o dobro de madeira para fabricação do papel. Sem contar que a fabricação do papel é a quinta produção que mais necessita de água no seu processo, um gasto que pode ser evitado.
No Brasil atualmente 100% da produção de papel e celulose vem de áreas de reflorestamento, porém as principais árvores usadas para fabricação de papel são eucalipto (65%) e pinus (31%). Neste caso, a criação de "florestas" destas árvores praticamente acaba com a fauna e flora do local, criando os considerados desertos verdes. 
Isto acontece porque estas árvores tem baixa produção de alimento e dificultam o crescimento de outras plantas. 

No IFSul - Campus Pelotas não é diferente. Em um mês produzimos aproximadamente 1 tonelada de resíduos passíveis de reciclagem, sendo que deste total mais de 50% compreende o PAPEL. 


Como seria seu trabalho sem o papel? 
Pense nisso e melhore a forma a qual o utiliza em seu dia-a-dia.

Para diminuir estes impactos negativos, sua atitude pode fazer toda a diferença!

* Ao imprimir ou escrever, utilize os dois lados do papel;
* Revise textos na tela do computador, e só imprima se for necessário;
* Crie relatórios a serem enviados por email;
* Ao imprimir verifique o número de folhas, e sua real necessidade em ser impressa;
* Apresente em seu trabalho ações práticas e simples para redução do consumo de papéis;
* Encaminhe todo o papel que não puder mais ser utilizado para reciclagem. 


Curso da Fundação Gaia trata dos desafios para a conservação da biodiversidade


Nos dias 02 e 03 de junho, a Fundação Gaia – Legado Lutzenberger promove o curso Biodiversidade: desafios para sua conservação. As atividades são ministradas pelos professores Ludwig Buckup e Georgina Bond Buckup, integrantes da ONG Igré – Associação Sócio Ambientalista. O evento acontece no Rincão Gaia, localizado junto a Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre. O curso Biodiversidade – desafios para a sua conservação recebe como participantes pessoas interessadas no assunto, sejam técnicas ou leigas, almejando um conhecimento mais aprofundado sobre a biodiversidade em seus vários enfoques e nuances, especialmente sobre a diversidade biológica dos biomas do Rio Grande do Sul.
Segundo a professora Georgina: “as diversas atividades objetivam que cada integrante do grupo seja capaz de ampliar o seu conhecimento e consciência sobre a diversidade da vida no planeta. E a partir disso, promova e dissemine esse conhecimento aos seus pares.” As inscrições para o curso efetivam-se mediante o depósito da primeira parcela e devem ser confirmadas até o dia 25 de maio, sexta-feira, pelos e-mails sede@fgaia.org.br e reservas@fgaia.org.br ou telefones 9725-3685 e 9725-3686. O pagamento pode ser parcelado em três vezes e inclui as atividades do encontro, todas as refeições e o pernoite. Confira, logo abaixo, os conteúdos abordados, a programação completa, o investimento e as competências dos professores.

Conteúdos
Unidade I. A Biodiversidade- a origem do termo, conceituação.
As manifestações da Diversidade Cultural Humana. A diversidade da biota no planeta e no Brasil. O Brasil como megadiverso. Hotspots brasileiros. Endemismo: o que significa- as espécies endêmicas. A importância da biodiversidade e os serviços ambientais. Os Biomas do RS e a sua diversidade biológica. A economia e a biodiversidade.
Unidade II. Os impactos sobre a biodiversidade: fragmentação dos ecossistemas- causas e efeitos; contaminação; as perdas genéticas, culturais, ambientais; as espécies exóticas e invasoras; mudanças climáticas.
Unidade III. A Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB- perdas e ganhos. A RIO + 20 Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.
Unidade IV. Estratégias para a Conservação da Biodiversidade: políticas públicas : listas Vermelhas, CDB, Agendas 21, Áreas prioritárias, Conferência das Partes da CDB, COP-10 – Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, as Unidades de Conservação. As espécies ameaçadas de extinção: como avaliá-las? Critérios da IUCN (International Union for Conservation of Nature) – como aplicá-los.

Programação completa
Biodiversidade: desafios para sua conservação
Sábado 02 de junho
09h – Apresentação e lanche.
09h30min – Unidade I - Biodiversidade: origem do termo e conceituação. Manifestações da Diversidade Cultural Humana...
11h – Oficina: Qual o valor da biodiversidade? A bioprospecção
12h – Almoço.
14h – Continuação da Unidade I e Unidade II – Impactos sobre a biodiversidade.
16h – Lanche
16h30min – Trilha: habitats existentes no Rincão
18h – Oficina: Fragmentação de habitats
19h – Jantar
20h – Apresentação de filme seguida por debates.
Domingo 03 de junho
08h – Café da manhã.
9h – Trilha interpretativa pelo Rincão Gaia: caminhos de Lutz
11h – Unidade III - Convenção sobre Diversidade Biológica e RIO + 20. Unidade IV - Estratégias para a Conservação da Biodiversidade.
12h30min – Almoço.
14h – Unidade IV - Estratégias para a Conservação da Biodiversidade.
15h30min – Debates e encerramento.
16h – Lanche.

Curso: Biodiversidade: desafios para sua conservação
Professores: Ludwig Buckup e Georgina Bond Buckup
Data: 02 e 03 de junho (sábado e domingo)
Local: Rincão Gaia
Inscrições: até 25 de maio
Investimento: entrada de R$ 80,50 + 2 cheques de R$ 93,50 para 30 e 60 dias
Contato: (51) 9725 3685 e 9725 3686
Divulgação: (51) 9819 9887 com Cláudia Dreier

Fonte: Fundação Gaia/EcoAgência   

maio 21, 2012

3a. Edição do Construindo Profissionais do Futuro


60% dos municípios brasileiros não dão destino adequado aos resíduos sólidos



Brasil avançou pouco no que se refere à gestão dos resíduos sólidos urbanos em 2011. Esta é uma das conclusões da nova edição do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, estudo da Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais apresentado nesta semana, em São Paulo. A destinação final ainda aparece como o principal problema a ser superado.
De acordo com a publicação, no ano passado, 3.371 municípios brasileiros, 60,5% do total, deram destino inadequado a mais de 74 mil toneladas de resíduos por dia, que seguiram para lixões e aterros controlados, sem a devida proteção ambiental. “Com a quantidade de resíduos que tiveram destino inadequado no País seria possível encher 56 piscinas olímpicas em cada dia do ano. Outras 6,4 milhões de toneladas sequer foram coletadas, o que equivale a 45 estádios do Maracanã repletos de lixo. Os dados mostram que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ainda não começou a produzir efeitos e resultados concretos nos vários sistemas e nem no cenário atualmente implementado”, comenta o diretor executivo da Abrelpe, Carlos Silva Filho.
Segundo o estudo, quase 62 milhões de toneladas de resíduos sólidos foram geradas em 2011, 1,8% a mais que em 2010, percentual duas vezes maior que a taxa de crescimento da população no mesmo período. “Esse dado é importante, pois revela que o volume de geração cresceu em uma proporção menor do que nos anos anteriores, mas continua numa curva ascendente”, observa Silva Filho. A edição anterior do Panorama apontou um aumento de 6,8% na geração.
“Das 55,5 milhões de toneladas de resíduos coletadas em 2011, 58,1% foram dispostos em aterros sanitários”, acrescenta Silva Filho, ao destacar que o índice evoluiu apenas 0,5% em relação a 2010. A geração per capita média do País foi de 381,6 kg por ano, valor 0,8% superior ao do ano anterior.
Outro dado da publicação diz respeito aos recursos aplicados pelos municípios para custear os serviços de limpeza urbana. Em 2011, a média mensal por habitante foi de R$ 10,37, o que equivale a um aumento de 4% se comparado a 2010. “É ainda um valor muito inferior ao mínimo necessário para garantir a universalização dos serviços, tendo em vista uma gestão baseada na hierarquia dos resíduos, conforme preconiza a PNRS”, alerta o diretor da associação.
Dos 5.565 municípios brasileiros, 58,6% afirmaram ter iniciativas de coleta seletiva, o que significa um aumento de 1% em relação a 2010.

Fonte: Redação Ciclo Vivo


maio 18, 2012

Sociedade Civil busca informações sobre licenciamento ambiental para o uso areia


 Moradores encaminharam ao Fórum da Agenda 21 de Rio Grande/RS solicitação para que fosse verificada a origem da areia que esta sendo usada para a construção da nova Estação de Integração do Cassino, em dois canteiros centrais na Avenida Atlântica, próximo à Embratel.
Com a construção da nova Estação Rodoviária, além do dano ambiental pelo possível uso de areia das dunas, o Balneário do Cassino também esta perdendo duas significativas áreas verdes, hoje intensivamente utilizadas pela população, sem nenhum tipo de compensação ambiental. Além disso, sob o ponto de vista urbanístico, os impactos da transformação de área verde em Estação Rodoviária, ocasiona uma radical mudança na região e são empreendimentos que devem ser precedidos pelo Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
Existiam alternativas locacionais, mas foram descartadas pelo governo municipal por questões de custos, mais relevantes, no caso, do que as áreas verdes e o bem estar dos moradores.
O Fórum da Agenda 21 solicitou informações ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e à Companhia Ambiental da Brigada Militar, sobre a regularidade da obra. Para tanto a analise da Licença Ambiental se faz necessária.
As entidades da sociedade civil esperam que os demais órgãos que tem obrigação constitucional de proteger o ambiente como o Ministério Público Federal (MPF), a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM/RS) e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) analisem e se manifestem sobre a questão.
Os recursos para a construção da chamada Estação de Integração do Cassino são provenientes do processo licitatório do sistema de transporte coletivo. O projeto esta dentro do Plano de Mobilidade Urbana do município e inclui bicicletário.

 
DUNAS
O conflito sobre o uso e a proteção dos ecossistemas de dunas no Balneário do Cassino é antigo.
Diversas denúncias já foram feitas, inclusive pelo CEA, e que já resultaram em decisões judiciais para sua proteção.


Fonte: OngCea

II Semana de Meio Ambiente UFPEL


ANA terá R$ 50 milhões para esgoto

Até o dia 31 de julho, a Agência Nacional de Águas (ANA) vai receber inscrições de projetos aptos a participarem da seleção do Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas 2012 (Prodes), que este ano dispõe de 50 milhões para financiar a construção ou ampliação de estações de tratamento de esgoto em bacias consideradas prioritárias.
Criado em 2001 pelo ANA, o Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas visa incentivar a construção de estações de tratamento de esgotos para reduzir os níveis de poluição nas águas  brasileiras. Também conhecido como "programa de compra de esgoto tratado", o Prodes paga pelo esgoto efetivamente tratado, em vez de financiar obras ou equipamentos.

maio 11, 2012

"DE OLHO NO LIXO"

O IFSul - Campus Pelotas está implementando sua Gestão de Resíduos . É um processo contínuo de melhoria, que depende muito da atitude e do comprometimento de cada um de nós. 
Que tal você também começar a fazer a sua parte com atitudes simples no seu dia a dia como colocar o LIXO na lixeira correta!! 


Semana passada (03/05), o NUGAI em parceria com o Grupo Rastro Selvagem realizou o Evento de Sensibilização para Coleta Seletiva, que contou com a presença de alunos, professores e funcionários do Campus. O evento tinha como intuito mostrar como está ocorrendo este processo de gestão. E como a comunidade acadêmica pode colaborar para que esse processo se concretize. 

Durante o evento foi divulgado o Concurso "DE OLHO NO LIXO". 

O tema das fotografias é RESÍDUOS. Mostre sua criatividade e PARTICIPE!! 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo email: gestaoresiduosifsul@gmail.com até o dia 30/05.

Dez (10) fotos serão selecionadas e os premiados ganharão uma visita ao Sítio Amoreza, sem custos, no passeio está incluso, transporte, refeição, trilhas, banho de cachoeira, etc.



maio 07, 2012

HIDROPONIA: prós e contra desse tipo de cultivo


Se durante um almoço em família alguma criança curiosa perguntar de onde vêm as verduras, frutas e hortaliças que estão na mesa, a resposta automática é que são plantadas na terra, certo? Nem sempre. Existem outras formas de cultivo, e uma das que vêm ganhando destaque é a hidroponia, quando as plantas não crescem fixadas ao solo, e sim na água. Neste caso, os nutrientes que elas necessitam para se desenvolver são dissolvidos na água que passa por suas raízes.

A hidroponia também pode ser auxiliada pelo uso de outros substratos como: cascalho, areia, vermiculita, perlita, lã de rocha, serragem, casca de árvore, etc., aos quais são adicionados uma solução de nutrientes contendo elementos essenciais para o desenvolvimento da planta.

Atualmente, a alface é a espécie mais cultivada, mas também pode-se plantar couve, melão, rúcula, brócolis, berinjela, tomate, arroz, morango, feijão-vagem, salsa, repolho, agrião, trigo, pepino, pimentão, forrageiras para alimentação animal, mudas de árvores e plantas ornamentais.

A técnica é uma alternativa bastante utilizada em países como Holanda, França, Estados Unidos e Japão, que apresentam condições adversas de clima, área e solo. No Brasil, a região Sudeste – especialmente o estado de São Paulo – concentra a principal produção hidropônica, mas o processo também é usado em outros estados e regiões do país. Além da comercialização com fins alimentícios, a hidroponia também é muito utilizada para estudo da potencialidade das plantas e alimentação animal.

O processo de hidroponia apresenta várias vantagens em relação às formas de cultivo tradicionais, como: crescimento mais rápido; maior produtividade; aumento da proteção contra doenças, pragas e insetos nas plantas; economia de água de até 70% em comparação à agricultura tradicional; possibilidade de plantio fora de época e rápido retorno econômico; assim como menores riscos perante as adversidades climáticas.

Na hidroponia, a planta não entra em contato com o solo e recebe os sais minerais que precisa em proporção equilibrada, dissolvidos em água. O resultado é uma planta mais forte e sadia, com qualidade nutricional e sabor equivalente aos vegetais produzidos nas práticas tradicionais de cultivo.

Mas o maior atrativo do sistema hidropônico é a isenção de resíduos agrotóxicos. Ao utilizar a hidroponia, o agricultor também evita a degradação dos solos e a agressão ao ambiente, além de economizar, pois reduz o uso de produtos químicos e a preocupação com a desinfestação de áreas para o plantio.

Dentre as desvantagens, está o alto custo inicial do processo, devido à necessidade de terraplenagens, construção de estufas, mesas, bancadas, sistemas hidráulicos e elétricos. Os equipamentos utilizados nas culturas hidropônicas devem ser mais sofisticados e precisos que os do cultivo no solo, o que torna sua aquisição, instalação e manutenção bem mais caras.

A grande dependência de energia elétrica exige gastos com prevenção tanto à sua falta quanto à falta de água. Qualquer falha ou erro de manejo pode acarretar um prejuízo bem maior e mais grave do que na agricultura tradicional, pois o sistema hidropônico é muito mais vulnerável.

Além disso, para que o negócio seja lucrativo, é necessário bastante conhecimento técnico e fisiológico: o agricultor precisa ficar atento à escolha das espécies de plantas mais adequadas, ao uso de recipientes apropriados e à aplicação correta de fertilizantes e materiais básicos para se obter sucesso com o cultivo hidropônico.

Fonte: O Eco

Rio Grande aumenta seu complexo eólico

A Odebrecht Energia assinou o contrato de fornecimento de 40 aerogeradores modelo Eco 122 para seu Complexo Eólico Corredor do Senandes, localizado no município de Rio Grande. Os equipamentos fazem parte de uma nova serie produzida pela Alstom e possuem alta potência, permitindo o aumento na produção de energia com menor impacto ambiental.

A primeira fase do Complexo Eólico Corredor do Senandes contempla quatro parques eólicos: Corredor do Senandes II, III e IV, e Vento Aragano I. Com início de implantação previsto para o segundo semestre de 2012, os empreendimentos receberão investimentos totais da ordem de R$400 milhões e têm previsão de início de geração no segundo semestre de 2013. Durante a implantação, serão gerados cerca de mil empregos diretos e indiretos.

Fabricados no Polo Industrial de Camaçari (BA), cada aerogerador Eco 122 tem elevada capacidade instalada (2.7 MW), o que permitiu reduzir em mais de 40% o número de unidades geradoras previstas para o Complexo. Desta forma, os quatro Parques Eólicos passaram a deter 108MW de capacidade instalada, atingindo com segurança os 50,5MW médios comercializados no leilão.

Os aerogeradores terão aproximadamente 90 metros de altura e suas pás terão mais de 60 metros de comprimento. A Alstom, além de fornecer os equipamentos, será responsável também pelo fornecimento, montagem dos sistemas elétricos e subestações. O valor do contrato assinado com a Alstom é de aproximadamente R$300 milhões.

O Complexo Eólico Corredor do Senandes é o primeiro investimento da Odebrecht Energia em energia eólica. A empresa comercializou a energia no Leilão de Reserva, do Governo Federal, em agosto de 2011. Além dos parques em fase inicial de implantação, a empresa possui mais 16 parques a serem implantados, que totalizam 365MW.

Fonte: Amigos de Pelotas

maio 03, 2012


Hoje está ocorrendo a sensibilização para Coleta Seletiva no IFSul - Campus Pelotas.  O Grupo  Rastro Selvagem estará com os estudantes, professores e funcionários do Campus Pelotas conversando um pouco sobre o papel de cada um no processo de coleta seletiva, o qual, todos devem participar em busca de uma gestão de resíduos mais completa e saudável para o nosso ambiente.

PARTICIPEM!!!

ONDE: Auditório
QUANDO: 03/MAIO (HOJE)
HORARIOS:
10h; 16h; e 19h45.

Contamos com a presença de todos!!! Juntos somos mais!!!