outubro 31, 2011

Buraco na camada de ozônio chega a nível máximo nesta temporada


O buraco na camada de ozônio no hemisfério sul chegou a seu nível máximo anual em 12 setembro, ao alcançar 16 milhões de quilômetros quadrados, o 9º maior dos últimos 20 anos. As informações são da Nasa (agência espacial americana) e da Noaa (Administração Atmosférica e Oceânica dos EUA).
A camada de ozônio protege a vida terrestre ao bloquear os raios solares ultravioleta e sua redução adquire especial importância nesta época do ano, quando o hemisfério sul começa a ficar mais quente.
A Nasa e a Noaa utilizam instrumentos terrestres e de medição atmosférica aérea a bordo de globos e satélites para monitorar o buraco de ozônio no polo Sul, os níveis globais da camada de ozônio na estratosfera e as substâncias químicas artificiais que contribuem para a diminuição do ozônio.
"As temperaturas mais frias na estratosfera causaram neste ano um buraco de ozônio maior que a média", disse Paul Newman, cientista-chefe do Centro Goddard de Voos Espaciais da Nasa.
"Embora fosse relativamente grande, a área do buraco de ozônio neste ano estava dentro da categoria que esperávamos, dado que os níveis químicos de origem humana persistem na atmosfera", lamentou.
O diretor da divisão de Observação Mundial da Noaa, James Butler, afirmou que o consumo dessas substâncias que destroem o ozônio diminui pouco a pouco devido à ação internacional, mas ainda há grandes quantidades desses produtos químicos causando danos.
No entanto, a maioria dos produtos químicos permanece na atmosfera durante décadas.
A Noaa esteve monitorando o esgotamento do ozônio no mundo todo, incluindo o polo Sul, de várias perspectivas, utilizando globos atmosféricos durante 24 anos para recolher os perfis detalhados dos níveis de ozônio, assim como com instrumentos terrestres e do espaço.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/994554-buraco-na-camada-de-ozonio-chega-a-nivel-maximo-nesta-temporada.shtml

outubro 28, 2011

Fezes de elefante geram energia para zoológico


Processo que transforma esterco em eletricidade alimenta zôo da Alemanha

Editora Globo


Os elefantes do Zoológico de Munique, na Alemanha, estão ajudando hoje a manter as luzes acesas. Isso porque o local adotou um método capaz de gerar eletricidade a partir das fezes dos animais. A energia acumulada no esterco de animais vegetarianos, como o elefante, é convertida no combustível conhecido como biogás.

O zoológico construiu três grandes contêineres, sendo cada um capaz de armazenar cerca de 100 metros cúbicos de fezes animais – o equivalente ao coletado no período de uma semana. O esterco é então misturado com água morna, e suas bactérias são deixadas para decomposição em um ambiente livre de oxigênio por 30 dias.

Este processo resulta no biogás, que alimenta um motor para gerar eletricidade. As jaulas de alguns animais, como a do gorila, são aquecidas com essa energia, mas ela é capaz de abastecer por volta de 25 casas, afirmou o zoológico.

Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI272302-17770,00-FEZES+DE+ELEFANTE+GERAM+ENERGIA+PARA+ZOOLOGICO.html

Campanha quer mostrar a importância da água para a vida

ONG que distribui água na África faz campanha para diminuir o desperdício de água.


A ONG Charity Water montou uma campanha para incentivar as pessoas a economizarem água. Para isso, eles mostram em uma série de cartazes a importância da água e como ela é capaz de mudar muita coisa no cotidiano das pessoas.

Para dar ainda mais dados sobre isso, a ONG listou dados mundiais sobre a importância desse recurso:
Higiene: fazer a limpeza com água limpa pode diminuir o risco de proliferação de doenças em até 50%. E entre as 42 mil mortes decorrentes do uso de água poluída, 90% são crianças com menos de cinco anos de idade.
Saúde: a falta de saneamento básico representa 80% das mortes, muito mais que atos de violência e guerra.
Educação: na África, é comum que a busca pela água seja um empecilho para as crianças irem para a escola. Além disso, as situações de higiene em várias escolas prejudica a saúde das crianças.
Alimentação: quando pequenas comunidades recebem um programa de entrega de água potável, eles conseguem cultivar pequenas hortas e gerar a alimentação na próprio local, ficando menos suscetíveis a crises, conflitos e governos corruptos.

outubro 27, 2011

Computador é reutilizado para aquário

Assim como os televisores antigos, monitores de computador são um problema quando atingem o seu tempo de vida util, assim, toda reciclagem dos seus componentes é bem-vinda.
Mas, segundo a ideia de Jake Harms, até a carcaça foi reaproveitada. Ele criou a marca MacQuarium, que reutiliza e transforma os monitores em perfeitos aquários!
Harms recupera os componentes em centros de reciclagem e aplica um tratamento às peças com uma máquina polidora para diminuir a aparência de riscos e recuperar o brilho das estruturas plásticas.
A adaptação providencia à estrutura do aquário um pequeno filtro de água e um sistema de luzes em miniatura para a tela do monitor, que gera um efeito decorativo durante a noite. O inventor só pede que não se esqueçam da luz acesa durante toda a noite para não incomodar os bichinhos hospedados ali!
O aquário é vedado para receber um litro e meio de água, quantidade suficiente para abrigar de um a três peixinhos Palhaço ou Beta, por exemplo.
Os tanques estão disponíveis nas mesmas cores vibrantes originais dos iMac: azul, aqua, branco, smoke, vermelho, flower power e azul “dalmation”.
A decoração do interior do aquário fica por conta do novo dono: pedrinhas coloridas ou plantas podem reforçar ainda mais o apelo decorativo da nova casinha de peixes.
Computador é reutilizado para “High-Tech”-1
Computador é reutilizado para “High-Tech”-2


Fonte:http://pelanatureza.pt/residuos/noticias/computador-e-reutilizado-para-aquario-45434543

Gadget coloca seu computador em modo espera



Que tal um gagdet que faz você economizar mais energia em casa? O USB Green Button, da Kikkerland Design, coloca seu computador em modo espera quando você saí do quarto sem desligar o aparelho.
O aparelho custa $13.50 nesse site.

Fonte:http://atitudesustentavel.uol.com.br/gadgetverde/files/2011/10/green_usb.jpg

outubro 26, 2011

Cobertura verde pode ser bem mais que telhado

Um dos projetos mais legais de cobertura verde é o da Universidade Tecnológica de Nanyang (Cingapura).Com design orgânico, de linhas curvas, o imenso gramado que faz as vezes de telhado é bem mais que somente isto.
Projetado para isolar o calor do edifício, além de absorver e armazenar a água das chuvas, também se tornou um ponto de encontro, promovendo momentos de lazer.
E também concordamos que ficou muito mais bonito!

Fonte:http://mundoparamorar.com.br/2011/10/21/cobertura-verde-pode-ser-bem-mais-que-telhado/

Mictórios sustentáveis – Conheça as criativas soluções para fazer xixi


Com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, muitos estádios e ginásios estão sendo construídos ou reformados. Será que esses projetos, que vão custar bilhões aos cofres públicos, estão levando em conta a sustentabilidade, a eficiência energética e a economia de recursos?
Continuando os posts sobre economia de água, vamos falar sobre mictórios alternativos, que poderiam ser usados nos projetos dos novos equipamentos esportivos brasileiros.
Reutilizando a água
O designer Yeongwoo Kim criou o Eco-Urinol, que tem a pia embutida no próprio mictório, economizando água e espaço e incentivando a higiene. Uma ideia simples que pode economizar cerca de 2 litros de água por uso, já que reutiliza a água usada para lavar as mãos no próprio mictório.




Mictórios que não utilizam agua
Já o modelo desenvolvido pela empresa Falcon Waterfree Technologies e pela brasileira EcoWin não utilizam água: um cartucho feito de álcool, e portanto mais leve que a urina, deixa passar o líquido e depois veda a abertura, impedindo a saída de odores. Como a urina é líquida, ela vai embora por gravidade, sem precisar desperdiçar água para enviá-la para a tubulação de descarga. O cartucho tem validade de 7.000 usos, podendo economizar até 100.000 litros de água anualmente!



“Molhando” as plantas
Um modelo inusitado, que ainda está em estudos, filtra a urina para irrigar plantas! O designer Eddie Gandelman propôs um mictório que utiliza carvão, calcário e areia para filtrar os resíduos nocivos, deixando apenas água e nutrientes para molhar as plantas.

Bacana né?


Fonte:http://www.coletivoverde.com.br/mictorios-sustentaveis/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+coletivoverde+%28Coletivo+Verde+-+Produtos+Ecol%C3%B3gicos%2C+Moda+e+Design+Sustent%C3%A1veis%29

outubro 25, 2011

Consumo consciente faz bem para a natureza e para o bolso

 Juros mais baixos para carros que consomem menos, facilidade para conversão do veículo para gás natural, incentivo para reforma e instalação de equipamentos de economia de energia e de utilização de energia renovável. Estes são alguns dos itens contemplados por linhas de crédito específicas e que ajudam o consumidor a fazer escolhas que, além de contribuírem com a natureza, também fazem bem ao bolso.

Exemplo bem sucedido de incentivo ao consumo consciente, o Projeto Nova Geladeira, desenvolvido pela Coelba, desde 2008, retira de circulação geladeiras em péssimo estado de conservação, evitando que o gás CFC-R12 seja lançado na atmosfera e ainda contribui com a economia de energia elétrica, principalmente de famílias de baixa renda.

O selo do Inmetro de consumo e eficiência energética, popular entre eletrodomésticos, agora estampa, também, carros vendidos no Brasil. Além do consumo de combustível, a certificação, feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), avalia a emissão de gases tóxicos, a economia de combustível e a utilização de biocombustível em cada modelo. 

A partir da certificação do Ibama, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil lançaram linhas de crédito com juros menores para modelos que consomem menos. Na Caixa, o juro, que varia de 1,69% a 2,25% ao mês para 1,39% para carros ecoeficientes. No BB, o juro mínimo para financiamento de veículos cai de 1,32% para 1,20% nos modelos certificados.

Todos os índices apresentados pelos bancos estão abaixo da média pesquisada pelo Banco Central, que calculou 2,17%, o índice médio para financiamento de veículos no Brasil. Antes de escolher qual carro, o  consumidor pode consultar quais os modelos mais econômicos no site do Ibama. Há opções desde motores 1.0 a 2.0 como Celta (GM), Idea (Fiat), Fox (VW), Ka (Ford), Picanto (Kia), Sentra (Nissan) e C3 (Citroën).

Reforma - O crédito para reformar a casa também pode sair mais barato se a obra contemplar equipamentos que consomem menos energia. No Bradesco, entre as opções de financiamento estão: o leasing ambiental, com crédito a partir de R$ 200 e prazo para pagar em até 60 meses, e o CDC para aquecedores solares, com taxas de 3,94% a 4,44% ao mês e pagamento em até 48 meses.

O banco Itaú estima que a linha de crédito especial para reformas e compra de aquecedor solar beneficie mais de cinco milhões de clientes no Brasil. O banco permite o financiamento de até R$ 50 mil com juro a partir de 2,56%, e prazo de até 48 meses.

“Com o dinheiro para pagamento à vista, o cliente pode negociar mais, aproveitar promoções e até obter descontos”, afirma André Dare, superintendente de Produtos Pessoa Física do banco.


Fonte:http://www.procelinfo.com.b

Evento debate projeto de transformar lixo em energia

O diretor executivo do Instituto Movimento Pró-Projetos (In-Pró), Márcio Godoy, disse na segunda-feira (24) que a região tem viabilidade técnica, financeira e operacional, além de vontade políca, para implantar o projeto de cogeração de energia renovável a partir do lixo urbano. Godoy lidera os importantes eventos realizados no Jacques George Tower, segunda e terça. Com as prefeituras de Pelotas e Rio Grande e outros municípios da região, deve ser formalizado termo de confidencialidade para a construção de um plano de negócios, em que a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) já confirmou interesse, adianta Godoy.
Esta foi a segunda rodada de discussões sobre o tema, que ganha proporção ímpar a partir da chamada Lei do Lixo, a 12.305/2010, que determina o ano de 2014 com prazo final para o lixões nas cidades brasileiras. Pré-estudo de viabilidade já foi feito, com a aprovação dos parceiros e a existência de matéria-prima na região, explica Godoy, que indica como próximo passo a aprovação pela Fundação Estadual de Preservação Ambiental (Fepam) de regulamento para a questão. Sobre ele, o diretor do In-Pró apresentou um modelo europeu.
A proposta de cogeração de energia renovável a partir do lixo urbano fortalece as cooperativas de catadores, como projeto social que agrega trabalho e renda nas comunidades. Com esta mesma linha de pensamento, Godoy antecipa que as prefeituras tornam-se acionistas da nova empresa, obtendo igualmente renda, a ser quantificada posteriormente. Nos próximos 30 dias, serão formalizadas as parcerias e formado grupo de trabalho para as assinaturas definitivas dos contratos. Alguns locais podem ser considerados ideais para a execução do projeto, entre eles o trecho entre Pelotas e Rio Grande, mas é preciso que o solo tenha as condições técnicas para isso, diz Godoy.  


Fonte:http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=2&noticia=43865

outubro 21, 2011

PERIGO !!! Vigilância Sanitária recolhe lixo hospitalar em Pelotas

A denúncia de uma moradora da rua Senador Mendonça, em Pelotas, resultou no recolhimento, pela vigilância sanitária, de 43 tubos de ensaio com coletas de sangue. O material, de origem ainda desconhecida, por se tratar de lixo hospitalar, deveria ter uma coleta específica para não causar prejuízos à saúde de quem o manuseia e à natureza, no entanto, estava no mesmo local de resíduos comuns.
De acordo com a coordenadora do departamento, Maria Angélica Petrucci, mesmo sem saber a origem das amostras, há indícios de que sejam oriundas de uma clínica próxima ao local. Ao serem encontrados, os frascos ainda continham sangue fresco.




Vazamentos na rede desperdiça até 50% de água tratada

Por causa de vazamentos, grande volume de água se perde no Brasil entre a captação e a torneira do consumidor, principalmente nas grandes cidades. De acordo com dados do Atlas do Saneamento 2011, divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis em cada dez municípios com mais de 100 mil habitantes apresentam perdas entre 20% e 50% do volume de água captada. Nas cidades com população inferior, a perda fica em torno de 20%.

Segundo Daniela dos Santos Barreto, uma das pesquisadoras do projeto, esse é um problema grave que pode ser ainda maior. “Em tempos de escassez de água, essas perdas são um problema sério, causadas por vários fatores como insuficiência do sistema, redes antigas e sem manutenção adequada, além de furtos de água. Com tudo isso, o volume que se perde é até difícil de ser mensurado pelas operadoras e pode ser ainda maior.

Captação
O Atlas revela, ainda, que a água fornecida à população brasileira pela rede geral é obtida, sobretudo, pela captação em poços profundos - como ocorre em 64,1% dos municípios brasileiros - e pela captação superficial (56,7%). A água também pode ser obtida por meio de captação em poço raso ou via adutora de água bruta ou adutora de água tratada provenientes de outro distrito ou município.

Tratamento
Em 2008, em todas as regiões do país, a água disponibilizada à população por meio de rede geral recebeu algum tipo de tratamento. Na Região Norte, entretanto, o avanço alcançado no percentual de água tratada distribuída à população, que passou de 67,6%, em 2000, para 74,3%, em 2008, não foi suficiente para que a região se aproximasse dos índices nacionais porque a quantidade de água que não recebe nenhum tipo de tratamento, 25,6% de toda a água distribuída à população, ainda permanece bem acima dos 7,1% que representam a média nacional.

Nas demais regiões, mais de 90% da água distribuída recebe algum tipo de tratamento. A Região Sul, por sua vez, teve um incremento de 10% no volume de água distribuída à população, porém, não teve um acompanhamento no percentual de água tratada.

Melhorias
O estudo mostra que 78% dos municípios brasileiros investem em melhorias na rede de distribuição de água e a Região Sul é a que apresenta o maior percentual de municípios que se incluem nessa situação (86,4%), de investir em melhorias nesse serviço público. Outra parte do processo de abastecimento que vem recebendo grande investimento por parte da maioria dos municípios (67,8%) é o das ligações prediais.

Além disso, estão sendo feitas, em menor escala, melhorias na captação (49,5% dos municípios); no tratamento (43,7%); na reservação (36,1%) e na adução (19,9% dos municípios brasileiros).



Fonte:http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=6&noticia=43620

Energisa beneficia usuários com troca de lâmpadas e geladeiras

Mais de quatro mil geladeiras substituídas em apenas um ano. Este é o saldo do projeto Energisa Comunidades que, no último trimestre de 2011, vai trocar mais 390 geladeiras de famílias moradoras de João Pessoa. A ação integra o projeto de eficiência energética da concessionária, que promove ainda a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas e a reforma de instalações elétricas nas residências.

O programa, que existe desde 2005, já atendeu quase 80 mil consumidores de todos os municípios paraibanos. Somente em 2011, as ações permitiram a distribuição gratuita de 82.861 lâmpadas e 4.128 geladeiras e ainda a execução de 3.793 reformas.

As famílias beneficiadas pela substituição de lâmpadas, como pela reforma das instalações e troca das geladeiras, são identificadas a partir de levantamento técnico, onde são considerados aspectos como as condições gerais da geladeira em uso, consumo médio e borracha de vedação da porta. Desde 2010, para ser beneficiado, o usuário de energia elétrica também precisa ser cadastrado na Tarifa Social, ou seja, pertencer à classe residencial de baixa renda, segundo critério estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com o gerente do projeto Energisa Comunidades, Hipolito López, as medidas podem representar uma economia de até 50% do consumo médio mensal de uma geladeira substituída e em até 85% do consumo médio mensal da lâmpada substituída. Ele ressalta, porém, que tão importante quanto a substituição dos equipamentos é a conscientização para o uso eficiente de energia, o qual é repassado através de palestras educativas. Todos os equipamentos substituídos são devidamente encaminhados para descarte e recebem o tratamento de acordo com as normas ambientais vigentes. Até o fim do ano, a troca das geladeiras será realizada nas comunidades da Gameleira, Torre de Babel e Feirinha de Mangabeira, em João Pessoa.

Fonte:http://www.procelinfo.com.br

outubro 20, 2011

Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente

3º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente
Dias 25, 26, 27 de abril de 2012.
Inscrições e regulamento disponíveis em: www.fiema.com.br

Seminário Brasil-França reflete sobre educação profissional e energias renováveis


As energias renováveis são o tema central dos trabalhos do 1° Seminário da Educação Profissional e Tecnológica Brasil-França nesta quarta-feira (19). O evento faz parte do convênio de intercâmbio internacional que os institutos federais do Rio Grande do Norte (IFRN), de Minas Gerais (IFMG)  e o Sul-rio-grandense (IFSul) têm com três liceus franceses: Dhuoda, Washington Touchard e o Eugène Livet.
Até sexta-feira, será apresentado o andamento de projetos nas áreas de Tecnologias de Eletrônica e Energias Renováveis que vêm sendo desenvolvidos em parceria  entre  as instituições dos dois países.
Os trabalhos desta manhã foram abertos com o painel sobre Educação Profissional e Tecnológica, conduzido por Amelie Le Gall La Salle, da Université de Grenoble, da França, que  atualmente faz um intercâmbio no IFSul ; e por Eduardo Neto, coordenador do projeto no IFRN.
Amelie e Eduardo apresentaram o funcionamento do modelo educacional na França e no Brasil, respectivamente, comentando semelhanças e diferenças. Entre elas está o calendário letivo. Na França, a cada dois meses aproximadamente, existe um recesso escolar. Porém, isso não significa que o país tenha uma carga horária de aulas menor, porque lá  funciona o sistema de dois turnos.
Logo após, foram apresentados projetos de energias renováveis que estão sendo realizados em parcerias entre o Liceu Dhuoda e o IFRN: energia solar e eólica. À tarde será dada continuidade a essa temática.  Uma mesa-redonda permitirá que os participantes esclareçam dúvidas a respeito dos projetos que fazem parte do intercâmbio.
O seminário, que vai até o dia 21 de outubro, está sendo realizado no miniauditório 1 do campus Pelotas e prevê uma série de palestras e debates também  sobre eletrônica e informática.

Fonte:http://www.ifsul.edu.br

outubro 19, 2011

Curso de Licenciamento Ambiental

Ministrante: Paulo Duarte da Silva - Eng. Agrônomo - Agente da FEPAM - RS

Datas e horários: 25, 26 e 27 de Outubro de 2011, das 19h00min às 22h00min.

Local do Evento: Auditório do IFSul (Antigo CEFET-RS)

Quem pode fazer inscrição? Todos os interessados.

Carga Horária do Curso: 12h (direito a Certificado mediante duas presenças).

Investimentos:
Estudantes Nível Técnico e UFPel (mediante comprovação): R$ 15,00
Estudantes de Outras IES: R$ 20,00
Profissionais e Demais Interessados: R$ 25,00

Procedimento de Inscrição:

1) Solicite sua Inscrição enviando as informações conforme o exemplo
abaixo para este e-mail:

Ex:

NOME COMPLETO: ...
RG: 0000000000
E-MAIL: xxx
TELEFONE: 0 XX 53 0000-0000

OBS: APÓS SOLICITAR A SUA INSCRIÇÃO POR E-MAIL VOCÊ TERÁ 3 DIAS ÚTEIS
PARA ENVIAR O COMPROVANTE DE PAGAMENTO. CASO ESTE NÃO SEJA
APRESENTADO, SUA INSCRIÇÃO SERÁ CANCELADA.

2) DEPÓSITO
O depósito com o respectivo valor de inscrição deve ser feito através
da Agência:
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 4468-7
CONTA-CORRENTE: 10.556-2

OBS: PARA ESTUDANTES SOLICITA-SE JUNTAMENTE COM O COMPROVANTE DE
DEPÓSITO O ENVIO DE COMPROVANTE DA MATRÍCULA OU OUTRO QUE ATESTE A
INFORMAÇÃO (VERSÃO SCANEADA) PARA VALIDAÇÃO DA INSCRIÇÃO.

EM CASO DE OUTRAS DÚVIDAS, PODERÃO SER OBTIDAS INFORMAÇÕES ATRAVÉS
DESTE E-MAIL OU ATRAVÉS DOS TELEFONES (53) 9991-4225 E (53) 8132-4091.

IMPORTANTE:

TODAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO
PARTICIPANTE, FICANDO A COMISSÃO ORGANIZADORA ISENTA DE QUAISQUER
POSSÍVEIS ERROS NA VALIDAÇÃO DA INSCRIÇÃO.

NÃO SERÃO CORRIGIDOS ERROS NOS CERTIFICADOS EM FUNÇÃO DO PREENCHIMENTO
INCORRETO DE INFORMAÇÕES.

Pelotas amplia a coleta de lixo conteinerizada


O serviço de coleta de lixo em contêineres em Pelotas deve passar dos atuais 400 para 750 contêineres, até o início do próximo ano. A cidade, por meio do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), despontou no país, em 2008, quando implantou o moderno sistema de recolhimento, se tornando, na época, a segunda cidade a adotar a coleta conteinerizada.
Conforme o superintendente administrativo do Sanep, Maurício Talamini, nesta segunda etapa as 350 unidades serão implantadas no Centro e Centro/Sul, abrangendo a rua Almirante Barroso, a partir da avenida Bento Gonçalves, até a rua Almirante Tamandaré, e na mesma região da rua Alberto Rosa. Atualmente, com os 400 contêineres, três regiões do município são atendidas: Cohab Guabiroba, Cohab Lindóia e Pestano. Talamini destaca que o contrato com a empresa que presta o serviço de recolhimento de lixo em Pelotas foi firmado em julho e que a mesma, conforme o contrato, tem até seis meses, a contar da assinatura, para ampliar a coleta, tendo como prazo final para instalação das novas unidades janeiro de 2012.
Atualmente no Rio Grande do Sul, além de Pelotas, apenas outras três cidades possuem o sistema: Caxias do Sul, Santa Maria e Porto Alegre – última a adotar a conteinerização. O superintendente assinala que a tecnologia mudou hábitos da população, em especial nos núcleos habitacionais mais populosos, por ser um serviço disponível 24 horas, que evita a dispersão do lixo em calçadas, córregos e valas, contemplando o meio ambiente e a saúde, além de eficientizar o recolhimento de lixo doméstico.

Fonte:http://wp.clicrbs.com.br/pelotas/2011/10/18/pelotas-amplia-a-coleta-de-lixo-conteinerizada/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

outubro 18, 2011

Depredação - Até onde vai a capacidade das pessoas.

Andando pela cidade de Pelotas nos deparamos com várias imagens decepcionantes, são lixeiras queimadas, pichadas, bancos quebrados, entre muitas outras coisas.
As pessoas não compriendem que isso tudo faz parte do Meio Ambiente, pois se destruirem estão tirando o direito de seu semelhante de desfrutar.
Observem as imagens a seguir e comentem.





Fonte: Autora

Projeto leva educação ambiental para aldeias

Temas como eficiência energética, meio ambiente, sustentabilidade, aquecimento global e reciclagem fazem parte do livro “Educando com Energia”, que foi distribuído nesta segunda-feira, 17 de outubro, nas escolas indígenas Sassoró e Jaguapiré, no município de Tacuru (MS).

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar educação ambiental aos alunos indígenas de acordo com a sua realidade. O prefeito do município, Cláudio Rocha Barcelos, e a deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), apoiadores da ação, estarão presentes na entrega dos livros.

“Nossa ideia é estimular as crianças e os jovens indígenas a praticar ações adequadas para evitar o desperdício de energia elétrica, água e demais recursos naturais”, comentou a deputada, enfatizando que este projeto deve se tornar referência estadual e até nacional, já que é o primeiro no Brasil a levar educação ambiental dentro da escola indígena, preservando sua cultura.

As atividades serão desenvolvidas por meio da leitura, música, teatro e dança. O livro desenvolvido especialmente para o projeto foi traduzido para o idioma Guarani.

A preocupação do prefeito Cláudio Barcelos é proporcionar atividades que contribuam com a aprendizagem dos alunos indígenas levando, ao mesmo tempo, conscientização de como proceder diante de todos os avanços tecnológicos.

“É fundamental que estes alunos adotem posturas e comportamentos de cidadania, ética e respeito ao meio ambiente”, enfatizou.

Além da entrega dos livros nas escolas Sassoró e Jaguapiré, o projeto prevê apresentações de teatro, dança e música na terça-feira (18), na Escola Municipal Ubaldo Arankadu-Kaue-Mi, na aldeia Sassoró.



Fonte: http://www.procelinfo.com.br

outubro 17, 2011

Os Desafios da Natureza

Veja os flagrantes do descaso com o lixo em Pelotas. Imagens que mostram a falta de conscientização da comunidade e a falta de atenção ao assunto nas escolas.

outubro 13, 2011

Esgoto humano tem milhares de vírus desconhecidos


Uma pesquisa publicada na semana passada no periódico científico mBio mostrou que há uma série de potenciais ameaças invisíveis escondidas nos esgotos humanos.
Cientistas liderados por James Pips, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, resolveram pesquisar o esgoto bruto nas cidades de Pittsburgh (Estados Unidos), Barcelona (Espanha) e Addis Ababa (Etiópia). O resultado: detectaram 234 vírus conhecidos pelo homem e a assinatura genética de milhares ainda desconhecidos.
De acordo com os cientistas, alguns podem ser oportunistas apenas esperando um enfraquecimento do sistema imunológico para agir. Outros pode ser até benéficos. Mas o fato é que ninguém sabe ainda qual a função deles.
“Esgoto é uma fonte rica de novos vírus, mas ainda assim limitada. [...] A terra é rica em diferentes biomas, cada um com uma imensa diversidade de espécies hospedeiras e seus vírus. A exploração deste universo apenas começou”, afirmaram os pesquisadores no artigo.
Entre os vírus conhecidos encontrados estavam o responsável pela gastroenterite, uma infecção cujos sintomas são cólicas intestinais, diarreia e vômito.
O próximo passo da pesquisa será ampliar as áreas de estudo para comparar e verificar os resultados.

Fonte:http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Noticia_Detalhe.aspx?codigo=23397

MMA mobiliza sociedade para o consumo consciente

Novas campanhas, como a de coleta de eletroeletrônicos, serão promovidas em estações de metrô de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, para conscientizar a população contra o desperdício.

Qual é a diferença entre consumo consciente e consumo sustentável? No primeiro caso, o consumidor faz escolhas individuais e imediatas, relacionadas à sua capacidade de optar em cada compra realizada. Já o consumo sustentável implica em uma mudança de padrão de comportamento e de hábitos adotados, e tem resultados que melhoram o planeta e a qualidade de vida da sociedade como um todo.

Nos últimos anos, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promoveu inúmeras ações no Dia do Consumidor, sempre comemorado no dia 15 de outubro. A partir deste ano, o Ministério inaugura o Mês do Consumo Sustentável, com atividades de mobilização e conscientização de consumidores e de diferentes setores da sociedade.

De acordo com a gerente de produção e consumo sustentável do MMA, Fernanda Daltro, serão lançadas neste período três novas campanhas, como a de coleta de eletroeletrônicos, que será promovida em estações de metrô de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Entre 21 e 26 outubro, serão disponibilizados postos de coleta em locais escolhidos pela intensa movimentação de passageiros.

Os consumidores serão estimulados a levar equipamentos antigos ou que estão fora de uso, como TVs, eletrodomésticos, monitores, cabos de computadores, telefones, celulares, CDs, DVDs, fitas VHS e afins.

Nesta campanha, o MMA conta com as parcerias da Phillips, Carrefour e de duas empresas de coleta e reciclagem, a Descarte Certo e a Oxil, que vão realizar a coleta, triagem e destinação adequada a recicladores.

Fernanda Daltro explica que esta é também uma maneira de preparar o consumidor para o processo de logística reversa, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. "Esperamos sensibilizar o consumidor a não realizar o descarte de eletroeletrônicos no lixo comum, pois tal prática tem alto impacto ambiental, uma vez que os produtos possuem componentes químicos e tóxicos. Além disso, o descarte inadequado gera desperdício de materiais que podem ser reaproveitados, como plástico, vidro e metais", avalia a gerente de consumo sustentável.

Cadernos Sustentáveis

O MMA também vai lançar a série Cadernos de Consumo Sustentável, que serão exemplares explicativos e lúdicos com informações sobre o consumo sustentável e suas colaborações para a sociedade e o meio ambiente.

As publicações serão lançadas periodicamente e contarão com a parceria de instituições especializadas em assuntos relacionados ao tema. O primeiro número será produzido com o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre) com  a temática de consumo sustentável e reciclagem.

Os próximos cadernos vão abordar os temas do consumo sustentável relacionado à água e ao público infantil. "Vamos mostrar como a sociedade pode ter uma postura responsável relacionada a estas temáticas", explica Fernanda Daltro.

Redução de sacolas -  A partir de 20 de outubro, haverá ainda a segunda fase da campanha educativa direcionada à redução do uso de sacolas plásticas pelos consumidores. A primeira etapa deste processo de conscientização foi a campanha "Saco é um Saco", que ressaltou a importância de se reduzir o consumo de sacolas plásticas e conseguiu reduzir a produção de cerca de 5 bilhões destas embalagens, entre 2007 e 2011.

Para se ter uma ideia, em 2007, havia 17,9 bilhões de sacolas plástica sendo produzidas por ano. Em 2010, este número já foi reduzido para 14 bilhões, segundo uma pesquisa de sustentabilidade produzida pela rede Walmart. "Conseguimos iniciar um processo de sensibilização com a sociedade, e provocamos ainda o debate com diferentes setores que foram mobilizados", explica a gerente.

A nova fase da campanha vai receber o título "Vamos tirar o planeta do sufoco", e além de promover os conceitos de consumo consciente e de redução do uso do plástico, vai motivar a sociedade a adotar novas alternativas. O MMA e parceiros pretendem estimular o uso de sacolas reutilizáveis, embalagens de papelão, carrinhos de feira e outras embalagens reaproveitáveis.

O lançamento da campanha será nacional, mas a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA pretende estimular a implementação do projeto em cada estado da federação, bem como os municípios.

As grandes redes de supermercado também já estabeleceram metas de redução do uso de sacolas plásticas, com o objetivo de alcançarem a eliminação (ou a utilização mínima) destas embalagens até 2012. Estas metas se tornaram compromissos que vão constar do Plano Nacional de Produção e Consumo Sustentável.

Boas práticas - Se analisarmos toda a cadeia envolvida no processo de consumo, perceberemos que os consumidores podem optar por escolher melhor seus produtos, além de diminuir o consumo de água e energia, prática que também pode ser adotada pelo varejo e pelo setor produtivo. O comércio do varejo também pode oferecer produtos mais sustentáveis e promover a gestão de resíduos, além de estimular o consumidor a praticar o consumo sustentável.

Os fornecedores, desde o momento de fabricação até o de distribuição, podem adotar medidas de redução de água, energia e de insumos. Podem ainda instituir o critério da sustentabilidade ao comprar matérias-primas feitas a partir de manejo e de outros critérios, como a reposição de elementos à natureza.

Na hora de desenvolver os produtos, podem optar por uma criação que seja desde o princípio sustentável, com a redução de embalagens desnecessárias e a elaboração de produtos mais concentrados.

Já o governo pode dar um impulso importante ao ciclo do consumo sustentável ao realizar compras públicas de produtos que tenham critérios de sustentabilidade, uma vez que é classificado como o maior consumidor individual de cada país.

Fernanda Daltro ressalta que, quando são colocados critérios ambientais nestas compras, ocorre o estímulo para a reestruturação do mercado, e que atitudes assim têm o poder de influenciar e motivar todos os envolvidos na cadeia de consumo a realizar escolhas melhores.

O MMA também lançou um hotsite sobre consumo sustentável que traz informações sobre as ações promovidas pelo ministério e instituições parceiras, posts e dicas de consumo sustentável.
O endereço é : hotsite.mma.gov.br/mesdoconsumosustentavel


Fonte:http://www.procelinfo.com.br

Zona Sul de Porto Alegre ganha novas sinaleiras

Para dar início às modificações e melhorias na circulação do cruzamento das avenidas Nonoai, Campos Velho, Cavalhada e Vicente Monteggia, foram ligadas, na manhã de sábado (8), novas sinaleiras na região. Equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), da Secretaria de Obras e Viação (Smov) e o prefeito José Fortunati participaram do evento.

Atualmente, transitam no local cerca de 57 mil veículos por dia. A qualificação integrou diversos serviços públicos, como pavimentação, engenharia de trânsito e operações de drenagem. De acordo com o prefeito, as intervenções foram pensadas para melhorar o tráfego de carros, transporte coletivo e o deslocamento dos trabalhadores, facilitando o acesso ao bairro Vila Nova e à região Extremo-Sul da cidade.

Foram instalados 16 novos semáforos para pedestres no cruzamento, todos com lâmpadas de LED (sigla em inglês para diodo emissor de luz), que gastam 85% menos energia e têm melhor visualização. Além de grades de proteção, 49 novas placas indicativas sinalizam o local. As nove faixas de segurança do entorno foram revitalizadas e as vias ganharam novas pinturas de demarcação de pista. 



Fonte:http://www.procelinfo.com.br

outubro 12, 2011

Os Desafios da Natureza - 2


Na segunda reportagem da série "Os Desafios da Natureza" é mostrado o problema do esgoto em Pelotas. Atualmente existe apenas duas estações de tratamento em Pelotas.

outubro 11, 2011

EcoPista e EcoBikes fizeram sucesso no Rock in Rio

Durante maior festival de música do mundo, milhares de pessoas geraram energia limpa dançando e pedalando, comprovando que soluções sustentáveis existem e podem ser divertidas.


A EcoGreens Soluções Sustentáveis levou para o Rock in Rio a primeira pista sustentável do mundo, além das EcoBikes, já sucesso no SWU 2010. O interesse em ajudar o planeta se divertindo foi tão grande que a EcoPista ficou lotada. Nos intervalos dos shows do palco mundo, os amantes da música corriam para o estande da Philips para garantir seu lugar e dançar ao som do DJ Rafael Barreto. Das cinco mil pessoas que passaram pela EcoPista houve até quem dissesse que ela era melhor do que alguns shows do Rock in Rio.
O sistema de funcionamento é simples. Seu chão especial se comprime levemente a cada movimento. Essa compressão movimenta um gerador que converte energia mecânica em energia elétrica.
As EcoBikes completaram a experiência de diversão, tecnologia e sustentabilidade. Muitas pessoas procuravam tomadas para carregar seus equipamentos e encontraram nossa divertida solução: se exercitar, jogar um game exclusivo e gerar energia limpa pedalando.
“Foi o que me salvou nesse Rock in Rio. De tanto que pedalei consegui carregar meu celular e não ficar incomunicável com meus amigos.”, diz Marcia Zottis, que frequentou o estande todos os dias.
Os cerca de seis mil watts-hora gerados pela EcoPista e pelas Ecobikes no estande da Philips eram mais que o dobro do necessário para a iluminação do estande, carregamento dos celulares e iluminação da pista. Ou seja, já existe energia limpa de sobra para o Rock in Rio 2013!

Os Desafios da Natureza

A série "Os Desafios da Natureza" da TV Nativa nos mostra alguns dos principais problemas ambientais de Pelotas. Na primeira reportagem, o cenário é o Bairro Barro Duro. O Descuido das autoridades e a falta de consciência da comunidade tem destruído o espaço, que é um pedaço da Mata Atlântica.
n/dn/d


 Veja a reportagem:http://www.nativatv.com.br/Noticia/199/Os-Desafios-da-Natureza

outubro 10, 2011

Vamos lá PESSOAL!!!

Amanhã, ao meio dia, no Pense Verde da RBS TV, assistam a matéria sobre o Projeto de Gestão Ambiental Integrada do Campus Pelotas do IFSul.

Cartuchos de tinta reutilizados são transformados em carimbos.

Proposta de designers incentiva a reutilização e reciclagem de objetos do dia-a-dia

Milhões de cartuchos de tinta de impressora ainda acabam em incineradores e aterros, poucos são recarregados. O problema está no aproveitamento do cartucho, pois a maioria não está totalmente vazio. Pensando no impacto do descarte incorreto, os designers Kim Jungwoo, Kim Yoonsang e Park Eunsung desenvolveram um carimbo para reaproveitar a tinta que seria desperdiçada.

A maioria dos cartuchos de tinta que são descartados não estão totalmente vazios.
Para aproveitar o máximo da tinta restante, este projeto transforma
o cartucho de tinta num carimbo acessível com a tampa removível.
Não só ajudam a reduzir o desperdício de tinta, mas também servem
como um lembrete para reduzir, reutilizar e reciclar itens que seria decartados.

Solar: 150 coletores residenciais no RS

A distribuidora ES Sul instalou 150 coletores de energia solar em casas de famílias de baixa renda. Segundo a companhia, o projeto piloto começou em Canoas (RS) e se estenderá para mais quatro cidades gaúchas: em Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo e São Leopoldo. O investimento da AES Sul nesse projeto é de R$ 862 mil, incluindo os equipamentos e a instalação. A medida integra projeto de eficiência energética da companhia, que prevê ações de combate ao desperdício e uso racional da energia elétrica. De acordo com a AES Sul, a instalação dos coletores poderá vir a ser expandida.

Há duas semanas teve início a instalação de 65 coletores de energia solar em residências de famílias de baixo poder aquisitivo, no Loteamento das Torres, em Canoas. As famílias, que moravam em condições irregulares, receberam da prefeitura municipal o lote e a residência, em área regularizada. Já a AES Sul forneceu o kit padrão das casas. A concessionária está instalando os coletores que aquecem a água do chuveiro, podendo reduzir em até 30% o consumo de energia.

Desde 2009, a empresa trocou 300 mil lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas, está substituindo 2.500 geladeiras antigas de alto consumo por novas que consomem menos energia, instalou chuveiros mais econômicos, reformou instalações internas, realizou periodicamente ações de conscientização sobre o uso racional e seguro de equipamentos elétricos, orientações sobre consumo e cursos profissionalizantes.


Fonte:http://www.procelinfo.com.br/

Reciclando Cds na ginástica - Idéia de designer ajuda a sua saúde e o meio ambiente.

Cds antigos espalhados pela casa ou que iriam para o lixo podem ter um novo destino, segundo o designer Seung-il Kim. Principalmente para mulheres, que usam pesos mais leves, esses pesinhos podem ser uma boa ideia.
Cada parte tem a capacidade de vinte Cds, um total de 0,3 kg tendo 15g por unidade. As partes desse protótipo ainda podem ser acopladas.
O peso pode variar de acordo com a quantidade de módulos.
O protótipo ainda está sendo desenvolvido pelo designer.