agosto 30, 2011

Apenas 2% de peças velhas de automóveis são reaproveitados

Não há lei no Brasil que determine a reciclagem das peças, como acontece na Europa e nos EUA. Ações isoladas da iniciativa privada dão o exemplo.

Leia toda reportagem em : http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/08/apenas-2-de-pecas-velhas-de-automoveis-sao-reaproveitados.html

Alimentos industriais utilizam insetos como corante – Você com certeza já comeu muitos deles!



Nas últimas semanas, tenho recebido repetidamente um email sobre um Cientista que propõe comer insetos como fonte alternativa de proteína e com ele vários comentários do tipo “ARGH” ou “BLERG” demonstrando expressões de nojo pela proposta.
O engraçado é que os insetos estão presentes em nossa alimentação há muito tempo e não estou falando de costumes e hábitos alimentares de alguns povos, mas sim da comida industrializada largamente consumida nos dias atuais.
Vamos deixar claro que os aditivos alimentares antes de chegarem à sua mesa, passam por rigorosos testes feitos em animais, buscando as implicações desse produto em nossa saúde. O comportamento desses animais é monitorado durante 90 dias e avaliado em função de seu crescimento, taxa de mortalidade, reprodução, química do sangue e desenvolvimento de tumores. Somente por este absurdo já não deveríamos permitir esses aditivos em nossa alimentação.
Quem já experimentou sorvetes, pudins, iogurtes, bolachas, bolos, geléias, gomas de mascar, sucos, licores e demais delícias industrializadas de cor rosa ou vermelha, entre outras coisas já comeu também cochonilha, um pigmento de vermelho intenso feito comDactylopius Coccus, um inseto mexicano.


São necessários cerca de 70.000 insetos esmagados e fervidos para produzir apenas 450 gramas deste corante. Bilhões de insetos são criados e destruídos todos os anos apenas para dar cor a biscoitos e leites de soja sabor morango, gelados de frutas vermelhas, etc. O Corante Cochonilha é utilizado também em tintas, corantes para roupas, cosméticos (xampus, batons, sombras). Seu consumo pode provocar reações alérgicas às pessoas.

Para quem tem uma alimentação vegetariana deve ser complicado ir ao Supermercado e encontrar esse corante feito, literalmente, de insetos esmagados presente em diversos doces, biscoitos, sucos, cereais e laticínios. Tudo graças ao fato de que ele é classificado como “corante natural”.
Como alternativa a este corante poderia perfeitamente ser utilizado o sumo da beterraba, isento de qualquer toxicidade. Ou, no caso dos alimentos, simplesmente nada, pois um corante não acrescenta benefícios aos produtos, só não teríamos aquela cor tão avermelhada.

agosto 29, 2011

Código Florestal deve ser votado na CCJ até dia 31, diz relator

BRASÍLIA - O relator do projeto de lei que atualiza o Código Florestal Brasileiro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Luiz Henrique (PMDB-SC), disse que pretende apresentar seu parecer até o dia 24 e, se não houver pedido de vista, votá-lo até dia 31.
Luiz Henrique, que também foi indicado para relatar a matéria nas comissões de Agricultura e de Ciência e Tecnologia, disse que tem conversado 'frequentemente' com o senador Jorge Viana (PT-AC), relator do Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente, para organizar um calendário semelhante de apreciação e votação da proposta nas comissões. Uma vez aprovado o mérito do projeto na CCJ, Luiz Henrique garantiu que apresentará um só relatório nas outras duas comissões.
Já Jorge Viana disse à Agência Brasil que pretende convidar o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que relatou o Código Florestal na Câmara, para detalhar seu relatório aos senadores. 'Vou seguir o que feito pelo Aldo, por isso acho importante que ele, como autor do relatório aprovado pelos deputados, participe da discussão no Senado', argumentou o senador petista.



Convite: 1º Encontro do Ciclo Saúde Ambiental 2011 - 31/08 (quarta-feira)

Mais informações em : http://portal.abes-rs.org.br/?p=4579

agosto 25, 2011

Rede Globo lança game que desafia jogador a proteger o meio ambiente


Objetivo é impedir o avanço da devastação sobre os biomas brasileiros.
'Missão Bioma' é primeiro jogo com conteúdo jornalístico da casa.



Missão Bioma 1 (Foto: Reprodução)
A Rede Globo lançou um novo jogo na internet - o Missão Bioma. No game, o jogador tem o desafio de ajudar a proteger os seis biomas brasileiros - Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas - de ameaças como tratores com motosserras e bichos contaminados por poluição.  Ele faz isso gerenciando recursos e posicionando estrategicamente os seus personagens num tabuleiro virtual.
Conheça o jogo clicando no link :http://missaobioma.g1.globo.com/  

Descontaminação do Delta do Níger vai demorar até 30 anos, diz ONU


Região produtora de petróleo vai precisar de megalimpeza, segundo Pnuma.
Maior exploradora, Shell diz que vai se manifestar após estudar relatório.



Relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) apresentado nesta quinta-feira (4) afirma que a região habitada pelo povo ogoni, no Delta do Rio Níger, na Nigéria, foi poluído por petróleo durante 50 anos e precisará da maior limpeza de óleo já empreendida na história, a um custo de US$ 1 bilhão, e que pode demorar até 30 anos para ser executada.
A petrolífera Shell era a maior operadora em Ogoniland até ser forçada a sair pelas comunidades locais, em 1993. Seus oleodutos e outras infraestruturas, no entanto, permanecem e continuam a causar derrames e sofrer ataques de sabotagem. Esta semana, a Shell assumiu a responsabilidade por dois vazamentos na região ocorridos em 2008 e 2009.
Foto tirada em março mostra água com óleo em um riacho perto de uma refinaria ilegal no Delta do Níger, na Nigéria. (Foto: AP)Foto tirada em março mostra água com óleo em um riacho perto de uma refinaria ilegal no Delta do Níger, na Nigéria. (Foto: AP)
O Pnuma afirma que a água potável em algumas áreas foi contaminada tão gravemente que precisa de ação de emergência imediata. O levantamento foi feito ao longo de um período de 14 meses, com visitas a 122 km de oleodutos e a revisão de mais de 5 mil registros médicos, envolvendo mais de 23.000 pessoas em reuniões locais.
O relatório, financiado pela própria Shell, é o estudo científico mais detalhado já feito de qualquer área do Delta do Níger, coração da indústria de petróleo da África. O delta é a terceira maior área pantanosa do mundo, e tem grande biodiversidade em seus mangues e cursos d’água. Mas a exploração petrolífera a transformou numa das zonas de pior poluição por óleo no mundo. Já são mais de 6.800 vazamentos registrados, com até 13 milhões de barris derramados, de acordo com ambientalistas.
"A SPDC (Shell Petroleum Development Company of Nigeria) acolhe com satisfação a apresentação do relatório do Pnuma para o governo nigeriano. Vamos estudar cuidadosamente seu conteúdo e iremos comentá-lo uma vez que o tenhamos feito", disse um porta-voz da Shell à agência Reuters.
A Shell tem dito que os derramamentos de óleo no Delta do Níger são, em maioria, causados por roubo de petróleo e ataques de sabotagem, mas promete que limpará a área, qualquer que seja a causa.
Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/08/descontaminacao-do-delta-do-niger-vai-demorar-ate-30-anos-diz-onu.html

agosto 24, 2011

Será?!?

Área equivalente à cidade de Natal pode ser desmatada por Belo Monte.

Hidrelétrica do Pará será a segunda maior do país em geração de energia. Até 175 Km² de florestas serão suprimidos; empreendedor promete REPLANTIO.

*Será mesmo que irão replantar toda essa área de florestas novamente?


Leia toda a matéria sobre esse investimento em : http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/08/area-equivalente-cidade-de-natal-pode-ser-desmatada-por-belo-monte.html

Brasil quer aproveitar Copa do Mundo para reforçar ações voltadas à sustentabilidade


A decisão do governo federal de trabalhar com uma agenda voltada à sustentabilidade para a Copa do Mundo de 2014, contemplando, por exemplo, um programa de produtos orgânicos, é uma inovação. “É a primeira Copa que trabalhará isso”, disse o coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, do Ministério do Esporte, Cláudio Langone.
Nesta terça-feira (23), ele participou do seminário Green Rio-Oportunidades e Desafios da Copa 2014, promovido pelo portal Planeta Orgânico na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ).
Segundo Langone, o ciclo de eventos internacionais programados para o Brasil, que se iniciaram este ano com os Jogos Mundiais Militares, no Rio, deve ser aproveitado para a criação de uma agenda positiva.
Ele acredita que esses eventos vão representar, por exemplo, uma oportunidade para o Brasil promover a agricultura orgânica. Além da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o Brasil vai sediar em 2012, no Rio de Janeiro, a Conferência Rio+20 da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo tema central será a economia verde.


Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/08/24/73749-brasil-quer-aproveitar-copa-do-mundo-para-reforcar-acoes-voltadas-a-sustentabilidade.html

Solução para economizar energia

Brasil - O Brasil emite 2,2 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera todos os anos. Quanto disso é sua responsabilidade? Um invento desenvolvido na UnB permite saber quanto cada aparelho da sua casa gasta de energia, e qual a emissão de carbono correspondente. A Eco2Box foi criada pela IPe, empresa incubada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da universidade.

O produto coleta informações das tomadas e as direciona ao computador, onde são apresentados gráficos simplificados que mostram inclusive quantas árvores teriam de ser plantadas para compensar aquele banho demorado ou uma noite com a tv ligada. O morador pode ter informações de cada aparelho conectado ao sistema, como geladeiras, televisões e conta também com gráficos de medições diárias, mensais e de variação de gastos.

A IPe é formada por ex-alunos do curso de Engenharia de Redes. Eles tiveram a ideia em 2007, mas foi com o apoio do CDT que eles desenvolveram o primeiro protótipo. “Tínhamos formação técnica, mas lá conseguimos uma visão empreendedora e também fizemos diversos contados importantes”, diz Roberto Mascarenhas Braga. Ele diz que o objetivo da empresa com a Eco2Box é auxiliar na redução em até 15% o consumo de energia em casa.

O invento baseia-se em tecnologias existentes, mas fornece informações que não eram disponíveis ao morador. “O usuário podia ter medições locais, mas com os dados puros não é possível fazer muita coisa”, explica.

Continue lendo em: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?ViewID=%7BF5EAADD6%2DCCB0%2D4E29%2DA0C4%2D482D3D66BB65%7D&params=itemID=%7BCBB868B9%2D6370%2D45E5%2DB45A%2D8DA0378CB804%7D;&UIPartUID=%7BD90F22DB%2D05D4%2D4644%2DA8F2%2DFAD4803C8898%7D

O que você acha?

Presidente da Agas ( Associação Gaúcha de Supermercados), Antônio Cesa Longo, defendeu nesta terça (23) a permanência das sacolas plásticas no mercado. Foi durante painel sobre o real impacto das sacolas plásticas para o futuro do varejo, do meio ambiente e da forma de consumo da sociedade, dentro das atividades da 30ª Expoagas, "Ainda não existe material mais prático e benéfico para o meio ambiente e as sacolas plásticas já estão totalmente associadas à separação do lixo. Além disso, o plástico tem alto potencial energético e pode ser reaproveitado de diversas formas", argumentou. Nádia Freire, da Segmento Pesquisas, apresentou a pesquisa encomendada pela Agas sobre o consumo de sacolas plásticas no Estado, onde destacou que de cada dez entrevistados oito são a favor do fornecimento de sacolas nos supermercados, e 97,7% dos participantes reutilizam o material.


Fonte:http://www.affonsoritter.com.br/Controle?Comando=VisualizarNoticia&ID=49638&gruposNoticia=1,2&exibeHora=true&separadorDias=true

Integração dos Aspectos Ambientais: Desafiando o Presente, Preservando o Futuro

VI Semana Acadêmica de Tecnologia Ambiental  --  IV Mostra de Trabalhos de Tecnologia Ambiental  --  Exposição de Pôsteres com Temas Ambientais / IFSul/Campus Pelotas

Confira mais detalhes em: http://www.satecamb-ifsul.blogspot.com/

agosto 22, 2011

KM Papel

A KM Papel é a única fabricante de papel reciclado branco para impressão de livros, cadernos e papel cut size – para impressoras e copiadoras – da América Latina.
Visite o site e conheça melhor a empresa: http://www.kmpapel.com.br/site/km-papel/quem-somos/

Made in Forest

Pessoal a Made in Forest, primeira rede ambiental global com foco no meio ambiente e sustentabilidade.
No site você se cadastra e pode anunciar eventos, participar do blog e muito mais. Vale a pena!
Acesse o link e aproveite :http://madeinforest.ning.com/main/invitation/new?xg_source=msg_wel_network

agosto 19, 2011

ISO 50001 - Gestão de energia

ISO 50001 - O que é isso?
Sistemas de gestão de energia é uma norma internacional voluntária desenvolvida pela ISO.
Esta norma fornece às organizações os requisitos para sistemas de gestão de energia (ENMs),benefícios para grandes e pequenas organizações, em setores público e privado, na fabricação e serviços, em todas as regiões do mundo,vai estabelecer um quadro para instalações industriais; comerciais, instalações institucionais e governamentais, e organizações inteiras para gerir a energia.
Segmenta em ampla aplicabilidade em setores econômicos nacionais, estima-se
que a norma pode influenciar até 60% do consumo mundial de energia.
ISO 50001 - Por que é importante?
Organizações individuais não podem controlar os preços da energia, as políticas de governo ou a economia global, mas podem melhorar o modo como gerem energia no aqui e agora. Melhor desempenho energético pode proporcionar benefícios rápidos para uma organização, maximizando o uso de fontes de energia e relacionadas com a energia ativa, reduzindo o custo e consumo de energia. A organização vai também fazer contribuições positivas para reduzir o esgotamento dos recursos energéticos e atenuar os efeitos do uso de energia em todo o mundo, como o aquecimento global.
ISO 50001 - O que vai fazer?
ISO 50001 irá fornecer organizações do setor público e privado, com estratégias de gestão para aumentar a eficiência energética, reduzir custos e melhorar o desempenho energético.
A norma se destina a fornecer às organizações uma estrutura reconhecida para a integração de desempenho energético em suas práticas de gestão.
ISO 50001 - Como isso funciona?
ISO 50001 fornece um quadro de exigências permitindo que as organizações:
• Desenvolvam uma política para o uso mais eficiente da energia;
• Fixe metas e objetivos para atender a política;
• Use os dados para melhor compreender e tomar decisões relativas à energia uso e consumo;
• Medir os resultados;
• Analisar a eficácia da política;
• Melhorar continuamente a gestão da energia.
ISO 50001 - Quem pode se beneficiar?
Como todos os padrões do sistema ISO de gestão, ISO 50001 foi projetado
para a implementação de qualquer organização, seja qual for seu tamanho ou atividades, seja no setor público ou privado, independentemente da sua localização geográfica.



Para ter acesso ao manual de informações completo acesse o link : http://www.iso.org/iso/iso_50001_energy.pdf

agosto 18, 2011

ZONA SUL RECEBERÁ EMPREENDIMENTO EÓLICO

A Eletrosul Centrais Elétricas S.A. teve 21 empreendimentos vencedores no 12º Leilão de Energia Nova (A-3) promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) na quarta-feira (17). São usinas eólicas a serem instaladas no Rio Grande do Sul, que somam 492 megawatts (MW) de potência, 21,44% do total contratado no certame. Santa Vitória do Palmar, Chuí e Santana do Livramento serão beneficiados.
Cinco dos 21 empreendimentos, somando 90 MW de potência, serão destinados à ampliação dos parques eólicos Cerro Chato I, II e III, que já estão sendo construídos em Santana do Livramento. Cerro Chato III já está em operação comercial, com 30 megawatts de potência instalada. Os demais são empreendimentos novos no Litoral Sul do Rio Grande do Sul Em Santa Vitória do Palmar, foram batizados de Verace (258 MW); no Chuí, serão chamadas de Minuano (46MW) e Chuí (98 MW).
O menor lance dado pela estatal foi de R$ 98,00 – um deságio de 29,49% em relação ao preço inicial, que era R$ 139,00 o MWh. A empresa se firma como a grande vencedora do leilão, pois quase metade dos empreendimentos eólicos contratados – 44 no total - é da Eletrosul.
A Eletrosul foi vencedora do leilão, também, com a ampliação da Usina Hidrelétrica Jirau, em 450 MW. A estatal é sócia, com 20% de participação, no empreendimento que está sendo construído em Porto Velho (RO).


True Nature

Ao acessar o site você ajuda a plantar mais uma árvore.
Além disse você pode ter acesso a programação da equipe que trabalha a favor do meio ambiente.
Dia 3 de setembro terá distribuição de mudas de Ipê na Av. Dom Joaquim.
Saiba mais clicando no link : http://www.truenature.com.br/.


OBS: Caso não consiga acessar o link acima vá até o lateral direita da tela em sites relacionados e clique em TrueNature.