julho 29, 2011

Desperdício de comida gera energia para transporte em cidade sueca


cidade sueca �modelo de sustentabilidade
Em Linköping, os restos de comida viram energia limpa e biofertilizantes/Foto: Diesmali_
E se os resíduos alimentares provenientes de residências, restaurantes e cantinas de sua cidade fossem transformados em energia e fertilizantes? Uma ideia de outro mundo? Filme de ficção científica? Utopia? Nada disso. Na cidade de Linköping, na Suécia, as sobras de comida que iriam para o lixo viram biogás, além de contribuírem com a agricultura local.
Implantado em 2001 pela prefeitura de Linköping, o projeto já resultou em menor volume de resíduos (que antes eram incinerados), em maior uso de combustível limpo para o transporte público da cidade e em mais disponibilidade de biofertilizante para a agricultura. A população do município é estimada em 97 mil pessoas.
Até o momento, a quantidade de resíduos incinerados diminuiu em 3.422 toneladas/ano; a produção de biogás aumentou em 1,3 milhão de m3/ano, equivalente a 12,65 GWh de combustível renovável por ano; a quantidade de biofertilizante para a agricultura aumentou em 3.422 toneladas/ano; a quantidade de fósforo para a agricultura aumentou 689 kg/ano - nutriente finito, o fósforo entra novamente no ciclo do ecossistema.



Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/fevereiro/desperdicio-de-comida-gera-energia-para-transporte

Limpa Brasil

Limpa Brasil - Projeto destinado para a conscientização sustentável da sociedade em relação ao lixo urbano.
Entre no site e saiba mais http://www.limpabrasil.com/site/.



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gkTYvNY8dns
http://www.limpabrasil.com/site/

julho 28, 2011

Denúncia de crime ambiental repercute na região

Na manhã desta quarta-feira (27) uma denúncia de crime ambiental repercutiu em São Lourenço do Sul e região. Segundo a Brigada Militar do município, a ocorrência foi feita no fim da tarde de terça-feira (26) e checada na manhã desta quarta. Uma propriedade privada teria sido invadida pela CEEE e áreas de mata nativa, desmatadas pela companhia.

Posicionamento
O chefe do Centro Regional Centro Sul da CEEE, Marco Genaro Wolowski disse que a companhia possui alvará de licenciamento permanente da Secretaria do Meio Ambiente do Estado que permite licença para corte e podas de vegetação nativa e exótica, incluindo intervenção em áreas consideradas de preservação permanente. Ele afirma que já recebeu a notificação do órgão competende e encaminhou o documento em resposta.

Segundo o responsável, a CEEE está em obras no local e contratou uma empresa terceirizada para fazer os serviços de poda. Ele conta que mesmo tendo o alvará, pedem licença antes de adentrar as propriedades por uma questão de respeito aos proprietários. Afirma que esta autorização havia sido concedida pela responsável das terras, mas que o filho não reconheceu como válida a atitude da mãe e fez a denúncia.


Fonte: http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=10&noticia=40096

Para entender...

Muitas vezes nos deparamos com algumas leis,decretos, normas e não sabemos ao certo o que significa cada um deles, então aqui vai uma pequena ajuda para esclarecer essas dúvidas. :D

Códigos: É a denominação que se dá a todo conjunto de leis compostas pela autoridade competente, normalmente pelo Poder Legislativo, enfeixadas num só corpo e destinadas a reger a matéria, que faz parte, ou que é objeto de um ramo do Direito.
Decisões: É a ação tomada na apreciação de informações. Decidir é recomendar entre vários caminhos alternativos que leva a determinado resultado. As decisões são escolhas tomadas com base em propósitos, são ações orientadas para determinado objetivo e o alcance deste objetivo determina a eficiência do processo de tomada da decisão.
Decretos: São atos administrativos da competência exclusiva do Chefe do Executivo, destinados a prover situações gerais ou individuais, abstratamente previstas, de modo expresso ou implícito, na lei.
Instruções Normativas: são atos administrativos expedidos pelos Ministros de Estado para a execução das leis, decretos e regulamentos (CF, art. 87, parágrafo único, II), mas são também utilizadas por outros órgãos superiores para o mesmo fim.
Lei: É instituído pelo legislador, no cumprimento de um mandato, que lhe é outorgado pelo Povo.
Norma técnica - "É um documento, normalmente produzido por um órgão oficialmente acreditado para tal, que estabelece diretrizes e restrições acerca de um material, produto, processo ou serviço."
Portarias: São atos administrativos internos pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou designam servidores para funções em cargos secundários. Por portaria também se iniciam sindicâncias e processos administrativos.
Resoluções: São atos administrativos normativos expedidos pelas autoridades do Executivo (mas não pelo Chefe do Executivo, que só deve expedir decretos) ou pelos presidentes de tribunais, órgãos legislativos e colegiados administrativos, para disciplinar matéria e sua competência específica.


Governo mantém percentual de etanol na gasolina

O governo decidiu nesta quarta-feira (27) não alterar o percentual de etanol anidro adicionado à gasolina, que hoje é de 25%. A decisão foi tomada depois de uma reunião com integrantes dos ministérios de Minas e Energia, da Fazenda, Agricultura, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).“Chegamos à conclusão de que as providências que têm sido tomadas fizeram com que mercado esteja estável, não há desabastecimento de etanol nem de gasolina”, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Uma nova reunião está marcada para o dia 30 de agosto, para decidir se a mistura será alterada. Se houver alguma modificação, ela passará a valer a partir do final de setembro.

Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/07/28/72770-governo-mantem-percentual-de-etanol-na-gasolina.html

Descarte clandestino de produtos químicos contamina APP - Ribeirão Preto/SP

Um lixão clandestino, com produtos químicos usados em laboratório de análises clínicas, ameaça contaminar as águas do ribeirão Preto. Isso porque frascos de ácido clorídrico, éter e álcool metílico, além de tubos de ensaio e de lâminas para análise de sangue foram descartados em uma Área de Preservação Permanecente (APP) às margens do manancial. Para averiguar a gravidadade da situação, técnicos da companhia foram ao local na tarde desta segunda-feira. No local, os técnicos da Agência Ambiental fariam uma varredura, com o objetivo de identificar a origem do material despejado irregularmente.O chefe da Fiscalização Geral da Prefeitura de Ribeirão, Osvaldo Braga, disse que encaminhará nesta terça-feira uma equipe para limpar a área. “O problema é antigo e acredito que, somente com a urbanização do entorno, haverá uma solução.”



Assim como ocorreu em São Paulo pode acontecer aqui pertinho de nós, então caso você saiba de uma ação semelhante a esta entre em contato com o IBAMA pelo site http://www.ibama.gov.br/emergencias/servicos/atendimento/informe-um-acidente/ ou pelo telefone  0800-61-80-80.


Fonte:http://www.ibama.gov.br/emergencias/

Descarte clandestino de produtos químicos contamina APP - Ribeirão Preto/SP

Um lixão clandestino, com produtos químicos usados em laboratório de análises clínicas, ameaça contaminar as águas do ribeirão Preto. Isso porque frascos de ácido clorídrico, éter e álcool metílico, além de tubos de ensaio e de lâminas para análise de sangue foram descartados em uma Área de Preservação Permanecente (APP) às margens do manancial. Para averiguar a gravidadade da situação, técnicos da companhia foram ao local na tarde desta segunda-feira. No local, os técnicos da Agência Ambiental fariam uma varredura, com o objetivo de identificar a origem do material despejado irregularmente.O chefe da Fiscalização Geral da Prefeitura de Ribeirão, Osvaldo Braga, disse que encaminhará nesta terça-feira uma equipe para limpar a área. “O problema é antigo e acredito que, somente com a urbanização do entorno, haverá uma solução.”



Assim como ocorreu em São Paulo pode acontecer aqui pertinho da gente então vamos todos ficar atentos e caso alguém saiba de alguma ação parecida com esta entre em contato com o IBAMA pelo telefone: 0800-61-80-80  ou entrem no site http://www.ibama.gov.br/emergencias/servicos/atendimento/informe-um-acidente/

julho 27, 2011

Parceria vai analisar se bioquerosene de cana-de-açúcar é menos poluente

Parceria firmada entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com duas das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, a brasileira Embraer e a norte-americana Boeing, vai financiar pesquisa que avaliará o impacto de se desenvolver um combustível aviônico à base de cana-de-açúcar. O acordo foi divulgado nesta terça-feira (26).
A promessa é que o abastecimento de aeronaves a partir do bioquerosene, gerado a partir de moléculas de cana-de-açúcar e outros componentes, poderá reduzir em 80% as emissões de carbono na atmosfera. Tal fato contribuiria com o plano de ação das grandes companhias e entidades que comandam o tráfego aéreo mundial em diminuir em 50% a emissão de gases de efeito estufa até 2050.
Segundo Arnaldo Vieira de Carvalho, especialista de energia do BID e líder da iniciativa de biocombustíveis para aviação, o estudo será feito pela empresa Icone, especializada em trabalhos de análise com produtos provenientes da cana-de-açúcar, como o etanol brasileiro.
“Antes da realização de voos com este produto, temos que confirmar se o impacto da emissão de carbono será mesmo menor. Se isto for comprovado, vamos avaliar os aspectos de produção. Teremos que saber como fabricar o bioquerosene sem grandes impactos e ainda como desenvolver a plantação da matéria-prima por toda a América Latina, sem provocar o desmatamento de áreas nativas para o plantio desta cultura”, disse Carvalho ao Globo Natureza.


Reportagem completa em : http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/07/parceria-vai-analisar-se-bioquerosene-de-cana-de-acucar-e-menos-poluente.html

Energia solar pode reduzir consumo elétrico em até 17%

Foto Energia solar pode reduzir consumo elétrico em até 17%
O Brasil tem a matriz energética mais limpa do mundo. E esse padrão deve ser mantido, mesmo com o desenvolvimento econômico previsto para os próximos anos. Para isso, o Governo Federal incentiva projetos de energia solar para aquecimento da água, aproveitamento dos ventos, da biomassa e das ondas do mar.
"É importante montar estratégias de consumo energético que também contribuam para mitigar as emissões de gases de efeito estufa, mantendo o crescimento econômico", observa o secretário de Mudanças Climáticas do MMA, Eduardo Assad.
As alternativas energéticas à produção são importantes para evitar o aumento da participação das fontes fósseis de energia. O esforço nacional é chegar a 2020 com o mesmo padrão de emissões de 2005. "Há potencial de redução do consumo de energia elétrica em até 17% nos horários de pico, com aquecimento da água do banho por energia solar. Estamos buscando esse caminho", afirma Eduardo Assad.

Opções populares - Por meio da Portaria 238, de 21 de junho de 2009, o MMA criou um grupo de trabalho para incentivar o uso de Sistemas de Aquecimento Solar de Água, incluindo os conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida.
A meta estipulada é de 15 milhões de m² de áreas com coletores solares até 2015. Hoje são 6,24 milhões de m². "Para tanto, as linhas de atuação são políticas públicas que incluam gestões junto a programas governamentais como o Minha Casa Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além do foco na criação de 'empregos verdes' e inovação tecnológica, por exemplo", explica o secretário.
Já foi alcançada a primeira meta de 40 mil unidades habitacionais com os sistemas de aquecimento solar. Para a segunda fase, deve se atingir outras 260 mil. "Acho que os coletores solares para aquecimento de água são viáveis, e podem reduzir o consumo de energia elétrica, com bom resultado na conta de luz", diz Assad. "O Minha Casa Minha Vida é um programa que está adotando a energia solar, e o Fundo Clima está apoiando. Na área de inovação tecnológica também. Sem ciência e tecnologia, o País não cresce."



julho 26, 2011

Que tal algumas receitinhas de aproveitamento do que poderia ser resíduo orgânico?

Sabe aquela casca de banana, batata ou talvez de abacaxi? Elas não precisam ir direto para o lixo, você pode utilizá-las ao invés de por fora e saborear deliciosas receitas.
Tá afim de saber algumas receitas?
Acesse na parte de resíduos sólidos do Blog e consulte.

(Resíduos sólidos se encontra na parte inferior direita da página)

Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade

Neste link disponibilizamos um manual muito interesante que envolve modelo econômico e alguns conceitos da área ambiental.
Abaixo leia um pequeno trecho retirado da introdução do material e para ler todo o conteúdo acesse o link:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao2.pdf.

"Percebemos no cotidiano uma urgente necessidade de transformações para a superação das injustiças ambientais, da desigualdade social, da apropriação da natureza – e da própria humanidade – como objetos de exploração e consumo. Vivemos em uma cultura de risco, com efeitos que muitas vezes escapam à nossa capacidade de percepção, mas aumentam consideravelmente as evidências de que eles podem atingir não só a vida de quem os produz, mas as de outras pessoas, espécies e até gerações. Trata-se de uma crise ambiental nunca vista na história, que se deve à enormidade de poderes humanos, com seus efeitos colaterais e conseqüências não-antecipadas, que tornam inadequadas as ferramentas éticas herdadas do passado. (GIDENS e BECK apud BALMAN)
Para o enfrentamento desses desafios e demandas na perspectiva de uma ética ambiental, devemos considerar a complexidade e a integração de saberes. Tais preocupações éticas criam condições de legitimação e reconhecimento da educação ambiental para além de seu universo específico; ela se propõe a atender aos vários sujeitos que compõem os meios sociais, culturais, raciais e econômicos que se preocupem com a sustentabilidade socioambiental. Devido às suas características multidimensionais e interdisciplinares, a educação ambiental se aproxima e interage com outras dimensões da educação contemporânea, tais como a educação para os direitos humanos, para a paz, para a saúde, para o desenvolvimento e para a cidadania. Mas sua especificidade está no respeito à diversidade, aos processos vitais – com seus limites de regeneração e capacidade de suporte – eleitos como balizadores das decisões sociais e reorientadores
dos estilos de vida individuais e coletivos"

julho 25, 2011

Empresas investem no consumo consciente

Estimular a troca de lâmpadas comuns por eletrônicas, que consomem até 80% menos energia elétrica é uma das iniciativas de melhor consumo que o Grupo Pão de Açúcar lançou na campanha "Quinzena da Iluminação"



Pequenas ações para um grande resultado: preservação do meio ambiente. As empresas, atentas ao problema, já reforçam a importância por meio de campanhas, aderindo a práticas que poluam e afetem menos a natureza.

Um exemplo é o Grupo Pão de Açúcar que lançou no dia 19 deste mês a campanha “Quinzena da Iluminação” em todas as lojas do Brasil no intuito de estimular a consumo de lâmpadas eletrônicas, que chegam a gastar 80% menos energia elétrica do que as lâmpadas incandescentes.

A campanha segue até o dia 31 e tem a expectativa de aumentar 30% nas vendas. Além de descontos (até 40%) nas lâmpadas eletrônicas, as redes estão recebendo pilhas e lâmpadas usadas para fazerem o correto descarte.




Leia a reportagem completa em :
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/07/25/noticiaeconomiajornal,2271142/empresas-investem-no-consumo-consciente.shtml