maio 09, 2011

        Campus Pelotas lança campanha de coleta seletiva de resíduos

       O Campus Pelotas promoveu entre os dias 30 e 31 de março, o lançamento da campanha da coleta seletiva. A ação teve por objetivo sensibilizar servidores e alunos na implementação e consolidação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos.
       A campanha faz parte do projeto "Gestão Ambiental Integrada do Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense" de aoutoria das professoras Luciana Sandrini Rocha e Marise Keller dos Santos. O estudo pretende, a partir da implementação de um plano integrado de gestão de resíduos e utilizando estes resíduos como insumo para futuras pesquisas, conhecer e analisar a oferta de serviços ambientas no Rio Grande do Sul e também identificar potencialidades e problemas a serem solucionados.
      A solenidade de lançamento foi direcionada a servidores docentes e técnicos-administrativos, alunos e responsáveis pelas empresas terceirizadas que atuam no Campus. Foram ministradas palestras com o Professor Antônio Libório Philomena e a bacharel em Artes Cênicas, Karina Signori. Ao final, foi conhecido o vencedor do consurso do slogan da campanha.
     "Seja esperto, jogue lixo no lugar certo!" Esta foi a frase vencedora do concurso. A autora do slogan escolhido é a aluna Janaína Novicki Obadowski do curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambienal.
      Alunos, professores, servidores administrativos e funcionários terceirizados do campus tiveram a oporunidade de participar do concurso.
      Junto ao lançamento da campanha, também foi realizada a oficina "Tecnologias Apropriadas e Introdução à Permacultura", com o Biólogo Márcio Mortari, direcionada a alunos dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão e Saneamento Ambiental.
      Para o diretor geral do campus, José Carlos Pereira Nogueira, a escola tem um papel extremamente importante na formação e no desenvolvimento de novas atividades profissionais, além da sensibilização e conscientização da comunidade quanto a relevância das questões ambientais.